Digitalização de documentos no setor de saúde

Designed by Freepik

Antes mesmo do início da pandemia de corona vírus em nosso país, em 2020, hospitais e clínicas já seguiam algumas diretrizes pautadas na Lei 13.787, de 27 de dezembro de 2018, que estabelecia uma série de regulamentações a respeito da digitalização de documentos no setor de saúde e utilização de sistemas para guarda, armazenamento e utilização de arquivos digitais de pacientes.

Com o avanço da pandemia se potencializou o uso de scanners em clínicas e hospitais públicos e privados, com o intuito de coletar e armazenar de forma segura os documentos de todos os pacientes.

A seguir vamos falar um pouco sobre as vantagens de se ter um scanner profissional para este processo de digitalização e como pode ser benéfico o uso deste tipo de equipamento em sua operação.

  • RECEPÇÕES MAIS INDEPENDENTES

Ninguém gosta de esperar em filas e se você conhece alguém que gosta, das duas uma: Ou essa pessoa está mentindo, ou está gastando tempo na fila para deixar de fazer alguma coisa.

O fato é: Perder tempo nos dias de hoje impacta diretamente no nosso bolso. Sim, tempo mais do que nunca se tornou dinheiro. E pensando nisso o setor de saúde vem cada vez mais implantando em seus processos de digitalização de documentos a digitalização nas recepções e pronto atendimentos.

Scanners fáceis de utilizar e que sejam versáteis são os preferidos nesse assunto, pois além de digitalizar com maior agilidade, não atrasam o processo e entregam arquivos diretamente em PDF, que podem ser armazenados com o uso de um GED de forma segura e eficaz.

Modelos mais indicados:
P215II, I940, E1035, DR-C230, IX1600 e FI800-R.

  • MENOS CAIXAS DE DOCUMENTOS, MAIS ARQUIVOS DIGITAIS

O uso do scanner tem impactado diretamente na digitalização de acervos físicos, isso é muito importante, já que quanto menos arquivos físicos mais espaço os hospitais e clínicas podem ter e utilizar de outras formas.

Alguns de nossos clientes criaram uma espécie de linha de produção de digitalização, utilizando modelos que tenham capacidades maiores de digitalização e que executem mais rapidamente o processo.

Nesse caso os scanner e funcionários são dedicados ao controle dos documentos que entram na empresa, armazenando os novos e descartando documentos que já tiveram sua validade legal vencida, isso após sua digitalização e arquivamento dentro de servidores ou redes locais.

Os equipamentos que mais têm procura para este determinado tipo de demanda são:

S2040, S2060W, S2070, DR-C240, DR-M160II, DR-S150, FI-7140, FI-7160, FI-7260.

  • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

O uso de scanners profissionais por meio do setor de saúde, de acordo com a Lei 13.787, deve garantir e assegurar a integridade, autenticidade e a confidencialidade do documento digital.

Em alguns casos, como em grandes redes hospitalares, esse processo além de precisar ser seguro é necessário seguir um cronograma de digitalização, que determina início, meio e fim do processo.

Começando com a coleta do documento, a análise, digitalização, e o descarte ou guarda do documento a contar de sua validade legal.

Como esse processo precisa ser mais ágil, e requer uma produtividade intensa dos equipamentos, os modelos mais procurados para este serviço são:

S2085-F, S3060, FI-7600, DR-G2110.

Não importa se você é uma clínica ou hospital, pequena ou grande, a digitalização de documentos além de ser uma regulamentação do segmento, é primordial para o avanço tecnológico de sua área. Contar com equipamentos de ponta e que auxiliem no serviço é um passo importantíssimo a se dar e uma garantia de estar cumprindo de forma adequada aquilo que foi sancionado pela Lei 13.787.

A Netscan Digital possui, além dos modelos citados, muitos outros equipamentos que podem auxiliar em suas demandas diárias. Acesse nosso site clicando aqui e conheça mais.

Se ficarem dúvidas deixe nos comentários que nós iremos lhe ajudar.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *