I Love PDF e mais 6 Ferramentas Online Gratuitas para PDF (e mais 2 bônus)

Primeiramente, o manuseio de arquivos PDF é constante no dia a dia para quem trabalha com digitalização de documentos. Posto que, muitas vezes esbarramos em problemas como excesso de tamanho dos arquivos, falta de segurança e baixa qualidade da imagem, além do transtorno na hora de edição dos documentos em PDF, onde não conseguimos convertê-los para outros formatos.

Neste artigo, apresentamos o famoso “I love PDF” e mais seis ferramentas online gratuitas para manipulação de seus documentos PDF. Sendo assim, essas ferramentas possibilitam várias funcionalidades, como conversão para outros formatos, redução do tamanho do arquivo, geração de senha e recursos para unir vários arquivos em um só (merge) ou gerar múltiplos arquivos a partir de um único PDF (split).

Confira as 7 ferramentas online e com versões gratuitas para manuseio de documentos PDF

1 – I Love PDF

Em primeiro lugar, I Love PDF é um site que trabalha com junção (merge) e separação (split) de arquivos PDF.

Além disso, o site conta com uma área para junção e para separação de arquivos. Dessa forma, o processo para trabalhar com os arquivos é simples, conta com um botão destacado no meio da tela, onde você clica e seleciona os documentos que deseja manipular. Afinal, os documentos trabalhados podem ser baixados para o computador e fica disponível um link para download dos documentos por uma hora na versão gratuita.

Dessa forma, no modo junção (merge) do I Love PDF, é possível juntar até 10 arquivos diferentes com o tamanho limite final de 80MB. No modo separação (split), você pode dividir em até 10 arquivos diferentes de tamanho máximo de 10MB cada. O site também possui uma versão premium, onde é possível aumentar

Um outro site que se encontra junto com o I Love PDF (o link se encontra na página principal) é o I Love File, um site especializado em conversões de arquivos.

Existem centenas de opções para conversões de arquivos, principalmente para PDF. É possível converter a maioria dos arquivos disponíveis para PDF e vice-versa. Além disso, é possível fazer conversões para ePub, que é um formato exclusivo para leitura de documentos em dispositivos móveis.

Prós

  • Simples e fácil de usar
  • Várias conversões diferentes disponíveis no I Love File

Contras

  • Somente versão em inglês
  • Interface confusa e ultrapassada do site

2 – Foxy Utils

O site Foxy Utils possui recursos interessantes para documentos PDF. Além do tradicional split e merge, ele é um dos poucos que oferece uma opção online de proteger e remover a proteção de um arquivo. O tamanho máximo do arquivo para realização dessas tarefas online é de 30MB sem cadastro. Você pode se cadastrar gratuitamente e aumentar o tamanho máximo do arquivo para 50MB. Eles também oferecem uma versão paga onde você pode manusear arquivos com até 200MB.

Além dos aplicativos de manipulação de arquivos, a Foxy Utils conta também com um blog (em inglês) com assuntos interessantes relativos a PDF.

No modo de proteção do arquivo, é possível selecionar as preferências de proteção do PDF. É possível gerar senhas, bloquear impressão, manipulação, cópias e preenchimento de formulários.

Para todos os recursos, é preciso clicar no botão “Browse” para selecionar o(s) arquivo(s) PDF em seu computador. Após selecionar as opções desejadas, clique para realizar a operação e uma janela se abrirá indicando que o arquivo está pronto. Em seguida, basta selecionar “Download” e salvar o arquivo em seu computador.

O site também possui um aplicativo para utilização no iOS, em iPhones e iPads.

Prós

  • Site e blog com interface amigável e com fácil acesso as ferramentas
  • Os serviços de proteger e remover proteção online não são fáceis de se encontrar
  • Blog com artigos interessantes sobre o assunto

Contras

  • Site e blog somente em inglês

3 – PDF Converter

O PDF Converter é um site especializado em conversões de arquivos do Microsoft Office para PDF. É possível converter documentos de Word, Excel, PowerPoint e imagens para PDF e vice-versa. Além de PDF, os arquivos podem ser convertidos para PDFA, JPG, PNG e TIFF.

Você pode selecionar o arquivo do computador ou colocar a URL do arquivo que será convertido, caso ele esteja online. Após o carregamento do arquivo, clique em Convert para iniciar a conversão. Depois de finalizado, faça o Download do arquivo para seu computador.

Um recurso interessante é a opção de converter o documento por e-mail. Você pode mandar um e-mail com o arquivo a ser convertido para o destinatário indicado no site e eles retornam o e-mail com o arquivo propriamente convertido. Como notado no site, é uma função bem útil para pessoas com acesso limitado a internet.

Prós

  • Site simples, prático e fácil de utilizar
  • Serviço de conversão por e-mail bem útil para conexões limitadas
  • Oferece vários formatos para conversão
  • Tamanho de arquivo ilimitado

Contras

  • Site somente em inglês
  • Versão gratuita bem limitada nas opções deu uso e tempo de uma conversão e outra

Outra ferramenta muito útil é a encontrada no site Investintech, que converte arquivos PDF para Power Point, Word, Excel e outros formatos.

Primeiramente, basta fazer o upload do seu arquivo PDF clicando em “Selecionar”. Em seguida, digite o endereço de e-mail e clique em “Converter” para enviar o arquivo para conversão. Em instantes, o arquivo convertido chegará em seu e-mail.

Agora, vamos imaginar que você precisa converter um PDF para PPT. Nesse caso, esse conversor tem a vantagem de manter toda a formatação de origem do PDF, o que significa que você passará menos tempo limpando o arquivo convertido e mais tempo preparando sua apresentação no Power Point.

Além disso, a ferramenta é acessível de todos os navegadores e dispositivos, incluindo Windows, Mac e Linux.”

4 – Neevia Technology

O Neevia Technology é um serviço online que permite realizar modificações em seus arquivos PDF como conversões para outros formatos de arquivos, compactação, redimensionamento e união de vários documentos PDF em um só (merge).

Esta ferramenta oferece várias opções extras para realizar operações, mas tem um baixo limite de tamanho de arquivo. No modo de conversão, o tamanho máximo é de 2MB por arquivo, e você pode escolher funções como a compatibilidade da versão do Acrobat, a resolução, o formato de saída e o modo de entrega do documento convertido (pelo browser ou por e-mail).

No modo de compactação, o tamanho limite do arquivo é de 5MB, e você pode escolher o nível de compactação, as versões do Acrobat compatíveis, a resolução de cores, e ainda contar com recursos extras, como remoção de formulários, camadas, marcas d’água e anotações dos arquivos.

Na opção merge, é necessário selecionar até 20 arquivos que serão unidos em um só, com um tamanho limite total de 10MB para todos os arquivos.

O modo de redimensionamento também tem um limite de 5MB por arquivo e oferece opções para converter páginas com tamanhos diferentes ou personalizados

Prós

  • Várias opções de configuração para trabalhar com os arquivos
  • Serviço de redimensionamento de arquivo PDF, difícil de encontrar em outro site
  • O modo de conversão oferece vários formatos de saída

Contras

  • Site somente em inglês
  • O excesso de configurações pode tornar o serviço confuso
  • Tamanho máximo do arquivo permitido muito baixo

5 – Small PDF

O Small PDF é uma ferramenta que também possui muitos recursos para arquivos PDF. Oferece recursos para converter, comprimir, juntar e separar PDF. Entre os formatos oferecidos para conversões de arquivos estão o Microsoft Word, Excel, PowerPoint e JPG.

Uma função bem interessante do Small PDF é que você pode arrastar e soltar o arquivo a ser trabalhado na tela, agilizando bastante o tempo gasto na procura do arquivo.

Prós

  • Versão em português
  • Interface amigável e fácil de usar
  • Agiliza o serviço com o funcionamento de arrastar e soltar o arquivo na tela

Contras

  • Para obter todas as funcionalidades é necessário pagar

6 – Web 2 PDF

O Web 2 PDF tem como objetivo converter as url’s dos sites em PDF. Desse modo, você consegue converter o layout de uma página na internet em arquivo PDF.

O site é muito simples de usar. Basta colar a URL do site que deseja converter em PDF, e a página selecionada será convertida. Além disso, existem plugins do conversor disponíveis, inclusive um add-on para o Google Chrome, o que torna a conversão ainda mais conveniente. Sendo assim, outra opção oferecida é criar o PDF por e-mail. Dessa forma, basta selecionar o destinatário indicado no Web 2 PDF, preencher “convert” no campo de título e colocar a URL que deseja converter no campo de assunto.

Prós

  • Simples e fácil de usar
  • Add-on do Google Chrome bem prático

Contras

  • Somente versão em inglês

7 – PDF 24

O PDF 24 é um serviço, capaz de oferecer um conversor de PDF online e por e-mail. Além disso, também oferece um aplicativo para criação de PDF que pode ser baixado gratuitamente.

Aliás, o procedimento para a conversão do arquivo por e-mail é realizado em três passos. Em primeiro lugar, você seleciona o arquivo a ser convertido para PDF. No segundo passo, cadastra o seu e-mail como destinatário do arquivo. Em seguida, basta clicar para converter e enviar. É necessário confirmar o cadastro no seu e-mail antes, e logo em seguida, outro e-mail é enviado com o arquivo convertido em anexo.

Prós

  • Versão em português
  • Vários plugins de PDF disponíveis

Contras

  • Site “poluído” com excesso de informações
  • Apenas um tipo de conversão disponível
  • Conversão de arquivos somente por e-mail, o que torna o processo burocrático e lento

+ Pdf Extractor

Antes de mais nada, este site foi dica de um leitor. Pois, essa ferramenta é ideal para converter PDF para Exel. Ela tem várias outras opções de conversão: PDF para TXT, PDF para PNG, entre outros.

Além disso, o layout é simples e intuitivo, muito fácil de navegar. Clique aqui para entrar no site

Bônus

  1. Se está procurando uma ferramenta ainda mais completa de gerenciamento eletrônico de documentos, conheça o Keeva.
  2. O portal Juristas conta com uma lista completa de ferramentas para trabalhar com PDF. São vários tipos de conversores e outras ferramentas muito úteis. Vale conferir!

Conclusão

Em resumo, estas são apenas algumas ferramentas online, as quais se tornam ideais para trabalhar com PDF sem a necessidade de instalação de aplicativos no computador. Inegavelmente, como resultado, a execução se torna mais rápida e evita possíveis transtornos relacionados à instalação de aplicativos desconhecidos. Além disso, em muitos escritórios, não se permite o download e a instalação de programas, o que faz desses serviços online ótimas opções para lidar com documentos PDF.

Sobretudo, se você busca maneiras de melhorar a qualidade ou reduzir o tamanho de seu PDF, recomendamos que confira nosso artigo sobre otimização de arquivos PDF. Todavia, para obter mais informações sobre como digitalizar diretamente para PDF e proteger seus documentos, recomendamos a leitura deste artigo. Além disso, scanners Kodak Alaris já foram equipados com a funcionalidade de digitalização direta para PDF com tamanho reduzido e alta qualidade.

JÁ ACABOU? 😢

Queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

  1. Teresa disse:

    eu tenho varios documentos (JPEG, WORD) e preciso de convertê-los num único documento em PDF. É possível fazer?

  2. Marcus Coelho disse:

    Olá, ótimas ferramentas, incluiria apenas mais uma que é especializada na conversão de PDF para EXCEL:
    http://pdfextractoronline.com/pt-br/

  3. Amigo, boa tarde.

    Existe algum programa que converta o arquivo para PDF com senha se baseando em algum banco de dados?

    Por exemplo:

    Eu envio um e-mail para uma pessoa ele busca no banco de dados o nome da pessoa que estou enviando o e-mail e automaticamente gera a senha que foi configurada no banco de dados para essa pessoa ?

    Obrigado.

    • gabi disse:

      Bom dia, Hitalo!

      De imediato, não consigo pensar em nenhum programa que atenda exatamente à sua necessidade.
      Porém, te aconselho a procurar serviços e programas da Adobe. Desconfio que eles atendem esse tipo de demanda.

      Talvez esse artigo também possa te ajudar: http://ptcomputador.com/Software/portable-document-format/155586.html#.VzNGjrTFveR

      Atenciosamente

      • Obrigado pela reposta!

        Eu li a matéria e acredito que isso não me ajudaria.

        Na verdade eu preciso de alguma forma enviar os holerites dos funcionários da empresa por e-mail de forna que só está pessoa consiga visualizar seu próprio holerite, mesmo que ela se ausente e outra pessoa acesse os seus e-mails.

        Estava pensando através de senha no PDF mas cada pessoa teria que ter sua própria senha para visualizar seu próprio holerite e isso levaria muito tempo para quem for enviar os holerites por e-mail.

  4. Priscila Santana disse:

    Muito bom o artigo. Trabalho com arquivos de pdf, manuseando-os há um bom tempo e conheço apenas o pdfcreator que é um app free e muito completo.

  5. Pessoal,

    Acabamos de criar uma ferramenta bem completa para PDFs.

    Favor acessarem http://www.juristas.com.br/pdf

  6. Thanks for a great article. I have been using this program http://www.jpgtopdf.com/ to convert jpg to pdf which is also very good.

  7. Lilian disse:

    O small depois de quatro utilizações bloqueia seu acesso. Para desbloquear é necessário pagar!

  8. Daiane disse:

    Olá. É confiavel converter para pdf documentos pessoais como RG, CPF , certidao de nasc. entre outros nesses sites de preferencia o SmallPdf. Pois eu utilizei mas estou com um pouco de receio.

    • Netscan Digital disse:

      Olá Daiane, tudo bem?

      Com relação à sua dúvida, indicamos o uso de um scanner profissional que digitaliza diretamente para PDF compactado como os da linha Kodak.

      Clique aqui e veja as opções que separamos para você!

      Agradecemos a participação!

  9. Juliana disse:

    Procuro uma consultoria para meu negócio! Proteção de Arquivos em pdf e também vídeos!

    • Netscan Digital disse:

      Olá Juliana, tudo bem?

      Neste caso o mais indicado é a utilização de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).

      Visite o site do Keeva e tenha mais informações sobre a tecnologia GED: http://www.keeva.io

      Agradecemos pela visita ao blog!