Como empreender de forma sustentável?
Fonte: Freepik.
Empreender de forma sustentável significa “produzir sem agredir o meio ambiente” com ideias que geram renda e agregam valor adicional aos serviços e produtos.
O desperdício de matéria-prima e o consumo exagerado de recursos naturais deixou de ser apenas uma preocupação financeira com o surgimento de problemas como o aquecimento global, a escassez de água potável e o desmatamento das florestas tropicais.
Novos empreendimentos são necessários para melhorar a economia, gerar emprego e estimular a concorrência de mercado, mas o que fazer para garantir a lucratividade gerando o mínimo possível de danos ao meio ambiente?
Como empreender de forma sustentável?
A sustentabilidade pode ser praticada de duas formas: por meio do uso consciente de matéria-prima e pela reutilização de recursos que não foram 100% aproveitados no processo de produção.
Partindo desse conceito, vamos relacionar algumas ideias de como empreender de forma sustentável que são aplicáveis para qualquer tipo de negócio. Confira!
Reduzir o uso de papel no escritório
Independentemente do tipo de negócio, a produção de documentos – entre eles, os contratos, recibos, notas fiscais, relatórios, e exames periódicos, por exemplo é uma atividade comum a todas as empresas.
De acordo com um levantamento do Instituto Akatu, que desenvolve pesquisas e campanhas para estimular o consumo consciente dos recursos naturais, para produzir apenas uma folha de papel A4 são necessários 10 litros de água.
Esse é um dado importante para toda a sociedade, especialmente para quem deseja empreender de forma sustentável, já que o papel ainda é muito utilizado nas transações empresariais.
A digitalização de documentos é uma das formas de reduzir o volume de papel que circula nos escritórios. Assim, as informações ficam disponíveis no formato digital e podem ser compartilhadas facilmente via e-mail ou dispositivos móveis, por exemplo. Além disso, todo documento digitalizado, desde que possa ser descartado, pode ser reciclado e contribuir para minimizar a necessidade de produzir papel novo.
E com a utilização de um scanner profissional tudo fica mais fácil. Confira algumas vantagens:
- Digitalização frente e verso da folha automaticamente;
- Velocidade para digitalizar mais documentos em menos tempo;
Se você clicar aqui, terá acesso à página de um scanner profissional que digitaliza até 20 folhas por minuto e aceita documentos de diversos tamanhos, inclusive cartões em relevo. Acesse e confira!
Ilustração de um Scanner Profissional
Vale lembrar também que, com os documentos digitalizados, a produtividade do seu empreendimento poderá ser otimizada com o uso de ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Fazer parcerias com cooperativas de reciclagem
Empreender de forma sustentável implica em buscar soluções para o descarte correto de materiais que possam ser reciclados, começando pela coleta seletiva.
É fundamental separar os resíduos de acordo com o tipo de material (metal, plástico, vidro, papel, etc), para facilitar a identificação de tudo que pode ser reaproveitado.
Existem muitas cooperativas e profissionais que trabalham com materiais reciclados, sendo que a maioria depende de doações para produzir.
Há também aqueles que desenvolvem projetos sociais por meio da reciclagem, sendo esses apenas alguns exemplos da importância de separar e destinar os resíduos em desuso para os pontos de reciclagem.
Promoção de ações socioambientais
É praticamente impossível produzir algo comercial sem causar nenhum tipo de impacto negativo ao meio ambiente.
O consumo de água, eletricidade e de produtos oriundos da extração de recursos naturais – o papel, por exemplo – configura um cenário de dependência não somente para as empresas, mas para a sociedade como um todo.
Uma solução para empreender de forma sustentável é a promoção de ações socioambientais junto à comunidade, ou seja, de projetos que incentivam a reflexão sobre a importância do trabalho coletivo para o equilíbrio ambiental.
As empresas podem implantar os seguintes projetos socioambientais em parceria com as escolas e associações de moradores:
- Plantio de árvores;
- Artesanato com materiais recicláveis (garrafas pet, papelão, madeira, etc);
- Captação de água da chuva por meio de sistemas instalados nas calhas das residências – atenção para o local de armazenamento, que deve ser devidamente protegido para evitar o risco de criadouro do mosquito Aedes Aegypt.
- Palestras e exposição de documentários aos colaboradores, para que eles estejam sempre engajados com a causa da sustentabilidade.
Reduzir o consumo de ar condicionado
O ar condicionado é um dos equipamentos que mais consome energia, porém, acaba sendo um aparelho indispensável para o bem-estar de quem trabalha em escritório.
Utilizar o ar condicionado corretamente também é uma dica para empreender de forma sustentável, além de reduzir os custos com a conta de luz.
Sendo assim, aqui vão algumas orientações para economizar o consumo de energia utilizando ar condicionado:
- Escolha equipamentos com o selo Procel A, que são mais econômicos;
- Quando precisar sair do escritório por alguns minutos, não desligue o ar condicionado, pois o aparelho consumirá mais energia para resfriar o local novamente;
- Programe manutenções periódicas e limpezas no ar condicionado com profissionais especializados;
- Evite instalar o aparelho em locais com muita exposição solar. Além de economizar energia, isso será fundamental para aumentar o tempo de vida útil do ar condicionado.
Empreender de forma sustentável é um desafio?
A preocupação com o volume de produção muitas vezes interfere na conduta de muitas empresas que não exercem os ideais expostos na missão, visão e valores de suas marcas.
O fato é que empreender de forma sustentável deixa de ser apenas um desafio quando a realidade do nosso ecossistema é exposta nas revistas, sites e demais veículos de comunicação.
Desastres ambientais acontecem justamente porque muitos empreendimentos começam de forma imprudente e continuam sem qualquer planejamento que considere a necessidade de preservar os recursos naturais até mesmo como ação autossustentável.
Porém, o mais interessante está na percepção de que com atitudes simples e escolhas inteligentes, qualquer empresa pode exercer suas atividades, prosperar e atingir a aceitação no mercado agindo em conformidade com a legislação que prevê o uso e descarte correto de matérias-primas extraídas da natureza.
Conforme citado, reduzir o consumo e a circulação de de papel no escritório é uma solução muito simples de ser implantada e que funciona tanto no aspecto sustentável, como também para a saúde financeira das empresas.
Esperamos que com essas informações e dicas, você possa compreender a importância da sustentabilidade no âmbito organizacional e invista em práticas ecologicamente corretas, pensando sempre nos valores que sua marca entregará aos clientes inseridos na forma de produtos e serviços de qualidade.
Confira mais sobre empreendedorismo, tecnologia e produtividade nos artigos do nosso blog e compartilhe os conteúdos com seus amigos nas redes sociais.
Obrigado pela visita e até a próxima!
Deixe seu comentário
Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *