Governo Sem Papel! O futuro da gestão documental.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de uma administração pública mais eficiente, surgiu o projeto Governo Sem Papel. Que visa a digitalização de documentos e a eliminação do papel em processos governamentais. Saiba mais abaixo!

governo sem papel, beneficios e vantagens, confira.
Mulher folheando papéis em uma caixa, ao lado uma pasta de arquivos (Freepik)

Antes de mais nada, está com dúvidas na hora de escolher o scanner ideal para resolver suas demandas? Clique aqui e acesse nosso catálogo de scanners! Qualquer dúvida converse conosco nos comentários.

O que é o projeto Governo sem papel?

Governo Sem Papel é uma iniciativa do Governo Federal, a fim de modernizar a gestão documental e reduzir custos. A ideia é transformar o ambiente de trabalho em digital, sem o uso de papéis em processos administrativos.

Benefícios do projeto

  • Redução de custos: A digitalização de documentos gera uma redução significativa de gastos com armazenamento, transporte e manuseio de papéis.
  • Maior agilidade: Com a digitalização, os documentos podem ser enviados e recebidos eletronicamente, o que acelera o processo de tramitação e reduz o tempo de espera.
  • Acesso remoto aos documentos: Através da digitalização, é possível acessar documentos de qualquer lugar e momento, desde que haja uma conexão com a internet.
  • Preservação do meio ambiente: Com a redução do uso de papel, o projeto Governo Sem Papel contribui para a redução do impacto ambiental.

para um governo sem papel utilize scanners profissionais netscan digital

Por que realizar a digitalização de documentos?

A digitalização de documentos é um processo essencial, pois ela possibilita uma gestão mais eficiente de dados. A seguir, apresentaremos 10 vantagens da digitalização de documentos:

  1. Primeiramente, a digitalização permite uma organização mais eficiente e ágil das informações. Com ela, é possível acessar documentos de forma instantânea, sem perder tempo procurando por eles em meio a pilhas de papel.
  2. Além disso, a digitalização reduz a necessidade de espaço físico para armazenamento de documentos.
  3. Outro benefício é a segurança, já que documentos digitais podem ser armazenados protegidos por senhas e criptografia, minimizando os riscos de perda, roubo ou extravio.
  4. Armazenando os documentos em um servidor compartilhado, todos os membros de uma equipe podem acessá-los e trabalhar em conjunto, mesmo que estejam em locais diferentes.
  5. Além disso, a digitalização de documentos permite a realização de backups regulares, que garantem a preservação dos dados em caso de falhas técnicas ou danos físicos.
  6. Com os arquivos digitais, é possível fazer alterações de forma rápida e precisa, sem precisar recorrer a impressões de novas versões.
  7. A digitalização também pode trazer benefícios financeiros, já que reduz os custos com papel e armazenamentos.
  8. Além disso, pode aumentar a produtividade dos funcionários, já que não irão mais perder tempo com tarefas como a busca por documentos em arquivos mortos.
  9. Outro benefício da digitalização é a possibilidade de compartilhar documentos com clientes e fornecedores mais rapidamente.
  10. Por fim, a digitalização de documentos pode contribuir para a preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel e os impactos ambientais associados à sua produção e descarte.

Resumo

Em suma, a digitalização de documentos é uma prática essencial. Essa tecnologia tem o potencial de melhorar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Já o projeto Governo Sem Papel é uma iniciativa importante para a modernização da gestão documental no setor público.

Já acabou? 🥲

Queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

  1. Rudiard R. Pinto disse:

    Em julho/2013, adquiri o Scanner Kodak i940 utilizando-o diariamente em minhas tarefas, sem qualquer problema.
    Em novembro/2023 troquei meu computador por outro mais rápido, estando nele instalado o Windows 10.
    Acontece que, segundo informações obtidas junto aos técnicos autorizados, a Kodak só atualizou o Scanner i940 até o ano de 2019.
    Sendo assim, passei a utilizar o Scanner da impressora multifuncional, bem mais lento.
    Pergunto: há meios de fazer com que o Scanner Kodak i940 volte a funcionar ?