Como funciona a impressão jato de tinta

Em primeiro lugar, as impressoras jato de tinta contém um sistema que inclui um cabeçote de impressão, e nele existem centenas de furinhos que aplicam gotículas de tinta no papel.

Sendo assim, a determinação do desenho, quantidade de gotas, mistura de cores, e onde elas deverão ser lançadas, é determinada a partir do programa que une computador e impressora.

O processo é simples mas extremamente funcional, e apesar do lançamento de novas tecnologias, as impressoras jato de tinta continuam sendo maioria nas casas e escritórios.

07

Como funcionam os cartuchos de tinta coloridos

Em primeiro lugar, as impressoras jato de tinta geralmente integram cartuchos com 3 cores: ciano, amarelo e magenta, que se misturam na impressão para formar qualquer cor. Mas também existem cartuchos somente para impressão da cor preta.

Do mesmo modo, existem algumas impressoras de qualidade fotográfica que geralmente possuem cartuchos com mais cores.

Mas a realidade é que para uma impressão de qualidade é necessário tecnologia moderna e tintas originais.

Diferenças entre impressoras Laser e Jato de Tinta

De fato, no Brasil, as impressoras jato de tinta ainda são preferência por dispor de qualidade e bons preços.

Além disso, esse tipo de impressora tem fácil manutenção e contam com uma grande variedade de tipos de papéis, sem comprometer a qualidade da impressão.

Quando comparada com a laser, geralmente o jato de tinta é o preferido porque permite cores mais vivas. Porém, dependendo da marca, são mais suscetíveis a um desbotamento.

Uso (indevido) de cartuchos não originais

Existem várias maneiras de reabastecer sua impressora, mas será que vale a pena correr o risco de se utilizar suprimentos não originais?

A palavra economia é tão atraente que é fácil se deixar levar sem visualizar as consequências, já que só depois vem a dor de cabeça. Sim, cartuchos não originais vão te dar dor de cabeça!

E eles podem prejudicar sua impressora, pois o encaixe e tipo de tinta não originais não correspondem exatamente as medidas e padrões suportados pela impressora.

Alguns problemas que podem ser causados pelo uso de cartuchos não originais:

  • Alteração no desempenho da impressora, incluindo: lentidão e comandos travados.
  • Vazamento de tinta na impressora, interno e externo. Isso pode causar a perda do equipamento.
  • Borrões e manchas no documento impresso, desobediência no comando das cores e quantidade de gotas.
  • Falhas na velocidade e qualidade da impressão.
  • Quebra de contrato de garantia.

Durabilidade dos cartuchos

Cartuchos são produtos que geralmente dispõem de duas variações: cor e rendimento.

Os normais imprimem em média 1.300 páginas. Cartuchos de alto rendimento imprimem em média 2.400 páginas. Mas estes números variam conforme o fabricante e a cobertura do papel. Ou seja, quantidade de tinta usada em cada impressão.

As impressões começam a sair falhadas quando o cartucho está no final. Caso sua impressora seja Brother, você pode comprar novos cartuchos aqui.

A Netscan Digital comercializa impressoras Brother porque são reconhecidas no mercado por sua robustez e confiabilidade.

Limpeza e cuidado com a Impressora

Impressoras também precisam passar por limpeza e manutenção regularmente para uma duração de longo prazo. Uma boa limpeza na impressora exige também a limpeza interna.

Equipamentos eletrônicos exigem cuidados e produtos especiais. Consulte sempre o manual do usuário.

O pó é um dos maiores inimigos da durabilidade e é um dos motivos que mais influencia no desempenho das impressoras.

Dicas e cuidados

  • Cabeçote: embora muitas impressoras já tenham limpador automático, o cabeçote é por onde a tinta sai, por isso é muito importante verificá-lo regularmente. Se estiverem sujos, podem estar entupidos e impedir o fluxo da tinta, causando alterações nas cores e qualidade da impressão.
  • Prevenção: observe o ambiente em que se encontra sua impressora. É necessário que não seja úmido e não tenha perigo de entrar em contato com líquidos. É importante observar também sujeira, poluição pó, etc. Se for o caso, cubra seu equipamento com plástico quando não o estiver utilizando. Caso o uso da sua impressora não seja frequente, imprima de duas a quatro páginas por semana para evitar o entupimento dos bicos.
  • Materiais de limpeza: para equipamento eletrônicos é indicado álcool isopropílico, papel anti-estático e solução anti-estática. Nada de paninhos que podem soltar tecido, panos molhados ou solventes e produtos parecidos.

Impressoras e Multifuncionais Jato de Tinta Brother

Se você ainda está em dúvida de qual impressora escolher, dê uma olhada nos modelos Jato de Tinta da Brother.

A Brother é uma empresa Japonesa e tem diversos tipos de produtos, entre eles, impressoras e multifuncionais. Seus equipamentos são robustos e fortes, por isso são referência no mercado.

Image Designed by Freepik

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *