RH Digital: a tendência que a sua empresa precisa adotar

Em primeiro lugar, as mudanças tecnológicas no mundo corporativo beneficiam diretamente o setor de Recursos Humanos – RH. Este setor trabalha com grande volume de documentos em papel e a nova tendência (RH Digital) de mercado pode agilizar processos, economizar tempo e dinheiro.

Neste artigo vamos falar sobre como o RH Digital pode influenciar o mercado de trabalho e as empresas e quais ferramentas digitais já estão disponíveis e sendo utilizadas.

O que é RH Digital

Certamente, o RH Digital é o encontro das novas tecnologias com a forma tradicional de trabalhar dos profissionais de Recursos Humanos. Esse mix, deu forma a um jeito de trabalhar muito mais rápido e eficiente.

A grande vantagem do RH Digital é a automatização de processos. Sendo assim, economizando tempo e recursos, otimizando a rotina empresarial e claro, o aumento na produtividade e eficiência na gestão das organizações.

Contudo, as empresas estão aproveitando essa revolução digital? Segundo uma pesquisa da Deloitte, 72% das empresas acreditam que a transformação digital seja imprescindível nas corporações.

Influência no mercado de trabalho e empresas

O mercado de trabalho para a área de produtos, serviços e soluções para Recursos Humanos se desenvolveu bastante nos últimos anos, e principalmente no Brasil. Segundo uma pesquisa da Liga Ventures, hoje temos 122 startups desse segmento (HR Tech) no nosso país, que representam 1,5% do universo de startups.

Para se ter ideia do desenvolvimento desse segmento, de acordo com o relatório HR Technology Disruptions for 2018, criado pela Deloitte, as HR Techs (startups de RH) atraíram mais de 1,87 bilhão de dólares em investimentos entre 2016 e 2017.

Além do grande mercado que movimentam, essas empresas estão se mostrando bem versáteis nas atribuições que exercem. Confira algumas: recrutamento e seleção, cursos e treinamentos, ponto, operações e folha, saúde ocupacional, entre outras.

Ferramentas do RH Digital

A evolução tecnológica permite que os profissionais de RH tenham um leque das mais variadas opções de ferramentas para implementá-las no seu dia a dia de trabalho.

Existem diversas ferramentas utilizadas para maximizar os resultados do RH e dos funcionários das corporações. Algumas delas são: automação de processos, people analytics, mapeamento de competências dos colaboradores, games no desenvolvimento de talentos, inteligência artificial, recrutamento digital, dentre outros. Abaixo veremos mais detalhes.

Gamificação

A gamificação é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto na vida pessoal como na profissional. Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos – aqueles de tabuleiros ou até dos vídeo games – para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

O objetivo é engajar e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. Neste caso, vamos falar sobre como a gamificação está sendo utilizada no RH Digital.

Contudo, a gamificação aplicada ao RH Digital pode ser parte do processo seletivo, da avaliação de perfomance, ou da gestão de pessoas. Fornece um método lúdico de aprendizado e ao mesmo tempo propicia feedback fidedigno às empresas.

Recrutamento Digital

Quantos profissionais de RH não se veem frente (muitas vezes) a um desorganizado, tumultuado e estressante processo seletivo com pilhas e pilhas de papéis com as mais variadas informações?

Currículos, exames de aptidão, fichas cadastrais, informações sobre os candidatos. O processo seletivo pode ser uma tarefa estressante. Por isso o Recrutamento Digital é uma solução muito bem vinda para acelerar os processos na área de RH.

Além disso, processo seletivo envolve algumas ações complexas e que consomem muito tempo, como: descrição, cadastro, divulgação da vaga, seleção de candidatos, triagem e etc. Essas etapas podem ser otimizadas com softwares específicos e recursos que facilitam e agilizam a vida do profissional.

Mobile

De fato, é uma tendência para a qual o profissional de RH precisa estar atento e se adaptar, pois o mobile, ou o uso de aplicativos pelos funcionários, é uma forma de aumentar a produtividade e o envolvimento dos mesmos.

A Bersin e a Deloitte realizaram um estudo chamado “HR Technology Disruptions for 2017” que mostra que o uso dos aplicativos móveis pode mudar a experiência do colaborador, reduzir custos e aumentar sua produtividade.

People Analytics

Certamente, a tomada de decisão já deixou de ser baseada em intuição há muito tempo e cada vez mais a utilização e cruzamento de dados são a tendência a ser seguida.

O People Analytics é uma ferramenta fundamental para uma gestão estratégica de pessoas e que propicia assertividade maior nas decisões que envolvam a gestão de pessoas.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial – ou somente IA – vem se consolidando em diversas áreas e é mais uma novidade que o RH Digital traz para o segmento. É também uma ferramenta que facilita a obtenção de muitos dados, por isso pode se conectar com o People Analytics, que por sua vez faz o processamento desses dados.

O chatbot é um programa de computador que utiliza a Inteligência Artificial para “conversar” com os usuários através de várias plataformas e aplicativos (como o WhatsApp).

O chatbot além de um software, é uma ferramenta que funciona como uma espécie de assistente do profissional de RH (ou outra área responsável) se comunicando e interagindo com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas. Um meio eficiente de lidar com as tarefas diárias mais comuns.

É possível perceber algumas vantagens da aplicação da IA no setor de RH. Como por exemplo: o desenvolvimento da meritocracia baseada em dados, incremento de produtividade e assertividade nas informações obtidas. Tudo contribuindo ainda para a redução dos custos envolvidos e decorrentes dos processos próprios da área de RH.

GED

Certamente, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED – é outra ferramenta poderosa que vai ajudar os profissionais de RH. Esses profissionais lidam diariamente com muitos documentos e a ideia é simplificar sua tarefa utilizando um GED.

Além disso, o GED é possível fazer a busca de documentos de maneira fácil e ágil, organizá-los à sua maneira. Podendo ser, alfabético, tipo de documento e até por nível de prioridade, além de ser uma ferramenta muito segura para armazenamento de documentos.

Contudo, o Keeva é uma ferramenta que além de ter todas essas vantagens citadas acima, é um GED diferente, que não ocupa espaço no servidor corporativo, sendo armazenado na nuvem.

Conclusão

Em resumo, o RH Digital é uma tendência que veio para ficar. A evolução tecnológica propicia a modernização do setor e as empresas ganham muitos recursos para tomar decisões mais assertivas.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *