Caso de Estudo book2net Spirit – Universidade Queen’s Belfast

Veja as vantagens que o scanner de livros Book2Net Spirit trouxe à Biblioteca da Universidade Queen’s Belfast do Reino Unido.

A Genus, empresa localizada no Reino Unido, especialista em digitalização de documentos, publicou um artigo sobre a utilização de um scanner de livros Book2Net Spirit na Biblioteca McClay da Universidade Queen’s Belfast.

No artigo, a equipe da Genus entrevista o chefe da seção de Coleções Especias da Biblioteca McClay, questionando a demanda de utilização do book2net Spirit e qual o retorno dos clientes sobre o scanner. Confira o artigo completo:

Universidade Queen's Belfast

Genus tem orgulho de reportar a instalação de um scanner de livro book2net Spirit para auto uso em uma das instituições de ensino pioneiras do Reino Unido e Irlanda.

Após avaliar diferentes scanners de livros, a Biblioteca McClay da Universidade Queen’s Belfast selecionou o Scanner de Livro Spirit como seu sistema de digitalização.

Com sua comprovada facilidade de uso e o mais baixo consumo de energia entre os scanners de livro do mercado, o book2net Spirit vai ajudar a biblioteca a proporcionar o duplo benefício de promover a facilidade de acesso a informação e reduzir a emissão de carbono.

Teste de Sucesso

O book2net Spirit avaliado foi definido o dispositivo para auto atendimento com saída padrão para pen-drive. Tamanho foi o sucesso da unidade testada e dos benefícios alcançados que foi tomada a decisão de comprar um Spirit.

Retorno

12 Meses depois da instalação do book2net Spirit na Biblioteca McClay nos encontramos com Deirdre Wildy, chefe de Coleções e Arquivos da Biblioteca, para falar sobre o scanner de livro Spirit e como escolheram configurá-lo.

1. Quais foram suas impressões iniciais sobre o scanner de livro book2net Spirit e como foi a performance dele?

[DW] O Spirit é uma máquina simples e fácil de usar, mesmo para leigos. Durante o teste, ele foi colocado em uma área pública no 1º Andar e divulgado através de mídias socias. Para os usuários, foi oferecido digitalização livre para pen-drives. Durante esse teste, a máquina funcionou sem nenhum problema e os funcionários não precisaram reiniciá-la nenhuma vez. É importante citar que o scanner não foi desligado por todo esse tempo. Os usuários foram encorajados a deixar seus comentários, os quais foram todos positivos. Vale a pena notar que a quantidade de utilização foi, de acordo com os funcionários, muito superior do que os comentários indicavam. Os funcionários reportaram que o retorno verbal foi positivo e que os usuários acharam a máquina fácil de usar. Nós recebemos várias críticas quando removemos o scanner da Biblioteca na fase de testes.

2. Por que você decidiu escolher um scanner de livro ao invés de uma multifuncional?

[DW] Nós queríamos ter facilidade para digitalizar livros e manuscritos sem impacto sobre os próprios documentos. Um scanner planetário é perfeito para livros frágeis. Queríamos uma máquina que exigisse o mínimo de intervenção pessoal possível.

book2net Spirit

3. Por que você escolheu o Spirit ao invés de outros modelos do mercado?

[DW] Nós testamos alguns, porém no caso Spirit não precisamos fazer nada com a máquina – uma vez que ela esteja configurada com nossos requisitos – basta usá-la! Nós temos uma marca d’água que é aplicada a todas imagens capturadas – isso é útil especialmente para qualquer material manuscrito digitalizado – isso significa o mínimo de intervenção de nossos funcionários.

4. Qual o nível de utilização do scanner?

[DW] Baixa, nós não fizemos muita divulgação. Quando o período de teste terminou recebemos críticas! Ele é usado fora do horário comercial, principalmente em dias de exames/feriados. Como ele é automático, não precisamos fazer nada com ele. O máximo que fazemos é checar a caixa de emails para limpar as mensagens, sendo que a caixa possui um limite de tamanho, essa é nossa única tarefa.

5. Quais opções os clientes tem – ela digitaliza apenas para USB?

[DW] USB ou e-mail. E-mail pode causar problema para o usuário se a configuração do e-mail impõe limites ao tamanho da imagem que podem receber – nesses casos USB é melhor. Imagens podem ser gravadas em uma variedade de formatos incluindo PDF.

6. Vocês cobram?

[DW] Sim, 1p por digitalização (que pode incluir a impressão dupla na página). É mais barato que as fotocopiadoras por aqui.

7. Vocês tiveram algum retorno dos clientes?

[DW] Sim, eles gostaram.

Conclusão

O Spirit é a máquina mais apropriada para uso geral do público, pois ela é totalmente autônoma e não requer nenhuma intervenção humana ou de periféricos (impressoras, papéis, toner) para operar. Evidências garantem suas credenciais, tanto por redução de energia e consumo de papel, quanto por promover a gestão eletrônica de informações.

Esse modelo é interessante para estudo de teses entre bibliotecas, em particular a produção fácil e eficiente de imagens totalmente coloridas quando necessário.
Coleções Especiais & Arquivos corp. certamente faria um bom uso com acesso a uma máquina dessas, uma vez que permite:

  • digitalização de documentos sensíveis
  • fornecimento rápido e fácil de digitalizações para satisfazer a demanda
  • digitalização eficiente e upload de imagens para exibição online

Nossos agradecimentos vão para Deirdre Wildy e sua equipe da Biblioteca McClay pela assistência e produção desse caso de estudo.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *