Como a digitalização pode aumentar o lucro da sua empresa?

aumentar o lucro

O aumento do trabalho remoto só consolidou uma realidade que já era iminente: a importância da digitalização de documentos nas empresas. Neste artigo vamos focar no impacto financeiro e mostrar como a digitalização pode aumentar o lucro do seu negócio. 

É possível aumentar o lucro evitando despesas em processos manuais 

De acordo com uma estimativa feita pela Kodak Alaris, só no México aproximadamente 30% das empresas já implementaram tecnologias de gestão documental, o que tornou seus processos 40% mais eficientes. 

Ao lidar com documentos manualmente há sempre o risco de ocorrer alguma falha. 

Uma pessoa pode, por exemplo, perder um documento importante, gerando custos com emissão de segunda via ou até mesmo multas. 

Ao lidar com documentos digitais esses riscos diminuem consideravelmente. Afinal, os arquivos podem ser armazenados na nuvem e encontrados com facilidade, por meio de uma barra de busca. 

Desta maneira, é possível aumentar o lucro, diminuindo custos como esses.

Outra vantagem dos processos digitais é o ganho do tempo que antes era gasto com processos manuais, que geram custos operacionais. Com essa agilização de processos a empresa se torna automaticamente mais produtiva e fatura mais

Tornar a empresa mais eficiente e competitiva é outro modo de aumentar o lucro

De acordo com Sandra Gálvez, gerente de marketing Latam da Kodak Alaris, a digitalização de documentos não é apenas uma possibilidade de investimento, mas uma necessidade para empresas que pretendem se manter competitivas. 

Segundo Sandra Gálvez, em artigo publicado na revista digital “Boletin de la computacion”, há uma estimativa bem promissora baseada em dados publicados pelo IDC (International Data Corporation). 

A estimativa é de que a maior parte dos negócios de 50% das empresas que aparecem na lista Global 2000 vai depender da criação de serviços, produtos e experiências aprimorados digitalmente. 

É fácil compreender este cenário, se considerarmos que as empresas que já digitalizaram seus processos conseguem ser visivelmente mais rápidas, assertivas e eficientes

Isso tanto no desempenho de suas atividades essenciais, quanto no relacionamento com seus clientes.

Ou seja, se pretende aumentar o lucro da sua empresa, deve acompanhar as novas tecnologias para conseguir competir neste mercado. E a digitalização é um dos pontos principais dessa transformação tecnológica

Mais controle sobre informações, ações e relações 

Empresas que digitalizam seus documentos e implementam processos digitais em seus negócios têm mais facilidade na captação, gestão, avaliação e compartilhamento de dados. 

Uma das vantagens deste tópico é a melhora na relação com clientes, colaboradores e fornecedores ao facilitar essa troca de informações. 

Outra vantagem, ainda mais importante, é garantir mais clareza e facilidade de acesso às informações da própria empresa. 

Isso possibilita uma melhor avaliação dos processos utilizados e resultados obtidos, o que, por sua vez, permite a elaboração de estratégias mais assertivas para o desenvolvimento do negócio. 

De acordo com a Kodak Alaris, as empresas que digitalizam seus processos e documentos conseguem avaliar os dados com mais clareza e obter um aumento de produtividade e vendas que vai de 5% a 6%.

Enfim, podemos ver que a digitalização, entre outros recursos que vão surgindo com a evolução tecnológica, é um critério fundamental para os futuros negócios de sucesso. Então, se você ainda é leigo ou quer se aprofundar ainda mais neste assunto, continue acompanhando os conteúdos da Netscan Digital. 

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *