Classificação de Documentos: Por que é tão importante?

A Classificação de Documentos é um dos passos mais importantes quando falamos do gerenciamento eletrônico de informações, além disso, serve como base para uma guarda eficiente de arquivos.

Pasta para Classificação de Documentos
Pasta para Classificação de Documentos (Freepik)

Antes de mais nada, está precisando de scanners para utilizar em sua empresa e não sabe qual o modelo ideal para suas demandas? Clique aqui e converse com nosso time comercial através do Whatsapp.

O que é a Classificação de Documentos?

Em primeiro lugar, a Classificação de Documentos é o processo para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, sejam eles em papel ou formato digital.

Além disso, no nosso artigo: Classificação de Documentos: O que é? Qual o melhor jeito de fazer? Você pode entender um pouco mais e ter uma visão inicial sobre o assunto.

6 formas de Classificação de Documentos

Primeiramente, entender as formas de classificação é primordial para executar de forma correta a Classificação de Documentos da sua empresa. Assim o processo se torna mais dinâmico e muito menos burocrático.

A seguir vamos abordar um pouco mais sobre essas 6 formas de Classificação de Documentos, veja abaixo:

Espécie

Em primeiro lugar está a espécie do documento, que consiste na classificação com base na origem das informações e na finalidade de uso.

Gênero

Em segundo lugar está o gênero do documento. Aqui o documento deve ser classificado por meio do seu gênero: textual, audiovisual, gráfico, entre outros.

Formato

Em terceiro lugar está o formato do documento, que corresponde a sua forma física. Ou seja, a natureza deste documento, por exemplos: cadernos, livros, folhetos, certidões, entre outros.

Forma

Em quarto lugar está a forma do documento, que corresponde a sua elaboração. Sendo assim, devemos classificá-los, por exemplo, como: rascunhos, cópia ou original.

Assunto

Em quinto lugar está o assunto. Neste tópico é importante frisar que existem conteúdos que podem ou não serem divulgados, então é importantíssimo que eles tenham em sua classificação uma nota de sigilo.

Relevância

Em conclusão a nossa lista está a relevância, que é a classificação de acordo com o estágio de produção e/ou frequência de uso na execução dos processos administrativos.

A Classificação de Documentos na organização de arquivos

Agora que você já sabe as 6 formas de Classificação de Documentos, vamos falar um pouco sobre como organizar seus arquivos.

Antes de mais nada, existem alguns métodos de arquivamento muito famosos, e que grandes empresas utilizam em suas operações.

Tais métodos são:

  • Alfabético
  • Geográfico
  • Numérico
  • Temático
  • Cronológico

Escolher o melhor método, que se encaixe perfeitamente a sua operação pode ajudá-lo na hora traçar um plano de classificação de documentos, ou seja, você terá mais informações e uma melhor estratégia para utilizar.

Por que utilizar scanners profissionais na hora de digitalizar seus documentos?

Em síntese, não adianta nada você traçar um plano cheio de estratégias que possam te ajudar a economizar tempo e dinheiro na hora de classificar seus documentos se o mais importante você acabar esquecendo.

Sim, estamos falando do Scanner Profissional!

Afinal, ao utilizar scanners profissionais, além você agregar produtividade e agilidade aos seus processos de digitalização, você irá agregar muito mais qualidade aos seus arquivos digitais.

Isso porque os scanners profissionais possuem maiores resoluções de captura, que permitem aos equipamentos capturarem imagens com maior qualidade e muito mais nítidas.

Agora que você já sabe da importância de utilizar scanners profissionais para digitalizar seus documentos, clique no card abaixo e confira em nosso site os equipamentos para utilizar em suas demandas.

Scanners Profissionais para digitalização de documentos

Já acabou? 😢

Queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *