Como abrir um escritório de contabilidade? Dicas para começar!

Os serviços prestados por um escritório de contabilidade são necessários para todo e qualquer empresário que queira ou tenha aberta uma empresa! Então, se você está pensando em abrir o seu próprio escritório veja abaixo as dicas que separamos.

Pessoas em escritório de contabilidade na sala de reuniões conversando (Freepik)
Pessoas em escritório de contabilidade na sala de reuniões conversando (Freepik)

Antes de mais nada, se você já tem um escritório de contabilidade e está interessado em conhecer quais os scanners ideais para te ajudar com suas demandas, nós criamos um artigo especial com essas informações, clique aqui e acesse-o.

Por que abrir um escritório de contabilidade?

A contabilidade é uma área crucial dentro das empresas! Afinal, é ela quem auxilia e controla o planejamento financeiro da empresa, alimentando informações como folhas de pagamentos de funcionários, por exemplo.

O profissional de contabilidade, mais do que ninguém sabe o quão desafiador é gerenciar uma empresa, por isso é tão importante estar atento as novidades do mercado, bem como a todas as informações e ao planejamento financeiro da empresa.

Assim será possível definir planos estratégicos, e traçar metas para o avanço contínuo das organizações.

Como abrir um escritório de contabilidade?

Agora que você já sabe a importância do contador para as empresas, veja abaixo as principais etapas para poder iniciar as atividades de seu escritório:

1. Planejamento

Primeiramente, se você quer ter sucesso em sua carreira, seja ela como profissional autônomo ou empresarial, o planejamento deve vir antes de tudo!

Quando falamos na abertura de um negócio é importante criar um plano de negócios! Afinal, nele estarão informações como: Público-alvo, local de atuação, especialidades, investimento necessário, serviços oferecidos, entre outros.

Neste ponto é importante realizar uma pesquisa de mercado, para entender e identificar oportunidades, desafios e dificuldades que poderá enfrentar neste início.

Você precisa ter o seu plano muito bem traçado, com metas a médio e longo prazo. Além disso, é necessário planejar os primeiros passos e como se posicionar no mercado, enfatizando seus pontos fortes a fim de criar uma base sólida de contatos e clientes.

2. Registro nos órgãos competentes

Anteriormente falamos sobre o planejamento de sua empresa, nessa etapa falaremos sobre a importância dos registros de seu negócio levando em consideração a legislação de sua área.

Antes de mais nada, realizar o registro de sua empresa no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado é fundamental para a prática e comercialização de seus serviços, de acordo com a Lei nº 9.295/46.

Sem esse registro você ficará impossibilitado de atuar de forma legal, o que é um problema na maioria dos casos, principalmente pelo foco do negócio ser B2B.

Finalizando, também é preciso registrar sua empresa na Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Estadual da Fazenda, INSS, entre outros. Além de possuir o alvará e a licença de funcionamento para espações físicos.

3. Montagem da equipe de trabalho

Um profissional de contabilidade pode escolher se trabalhará sozinho ou em equipe, porém, isso é o que limitará, ou não, sua atuação de mercado.

Investir em uma equipe qualificada, alinhada com sua missão, visão e valores, e que seja capaz de gerar novas oportunidades de negócios é vantajoso para qualquer empresa, afinal, você terá ao seu lado profissionais que queiram e estejam dispostos a fazer o seu negócio crescer.

Em suma, contrate profissionais que estejam dentro da expectativa daquilo que o negócio necessita. Além disso, desenvolva uma estrutura de cargos e salários compatíveis com o mercado, criando assim um plano de carreira para seus colaboradores.

Foto de equipe de trabalho de escritório de contabilidade, duas mulheres e um homem (Freepik)
Foto de equipe de trabalho de escritório de contabilidade, duas mulheres e um homem (Freepik)

4. Estrutura do escritório e serviços

A partir do momento em que você tem sua equipe definida, é hora de definir a estrutura de seu escritório. A grande maioria dos escritórios é um lugar físico, porém com o avanço da tecnologia e o advento da pandemia, muitos escritórios de contabilidade passaram a adotar o modelo digital para a execução de seus serviços.

Então, escolha qual a melhor forma para a sua empresa operar e comece a padronizar tarefas e serviços que serão realizados por cada profissional contratado.

Vale ressaltar que é muito importante que cada tarefa e responsável sejam bem definidos, porque só assim poderá atingir os resultados esperados e tornar o cotidiano mais ágil e menos burocrático.

A criação de processos aumenta a performance das empresas, eliminando a perda de tempo desnecessário e contribuindo para um roteiro de atuação muito mais assertivo.

5. Marketing e vendas

Marketing e vendas precisam caminhas lado a lado em qualquer organização empresarial! Essas duas áreas são responsáveis pela criação e fechamento de oportunidades e negócios.

O Marketing deve alimentar sua base de clientes e criar ações que atraiam cada vez mais clientes para sua empresa.

Já as vendas, ou o departamento comercial, é o responsável pelo atendimento, negociação e fechamento dessas oportunidades criadas pelo time de marketing.

Ambos devem coexistir em sintonia, assim o Marketing será mais assertivo em relação as ofertas para a atração de clientes e a área de vendas muito mais efetiva no fechamento dos negócios.

Por que escritórios de contabilidade precisam de scanners profissionais?

Primeiramente, não somente escritórios de contabilidade, mas toda e qualquer empresa que mantém um fluxo de geração de documentos precisa ter um scanner profissional em seus ativos.

Afinal, a utilização de scanners profissionais no trato dos documentos é muito melhor para os escritórios de contabilidade, pois possibilita maior variedade de digitalização, incluindo tipos de documentos a serem digitalizados.

Bem como, mais praticidade e agilidade na hora de digitalizar os documentos, já que os equipamentos contam com velocidade maiores de digitalização e alimentadores automáticos de folhas, que permitem a digitalização de lotes inteiros de uma só vez.

Então, lembre-se: o scanner profissional irá auxiliar o seu escritório aumentando a produtividade e velocidade de suas digitalizações, bem como gerando maior segurança no trato dos documentos de seus clientes.

Conheça mais sobre scanners profissionais clicando aqui.

Já acabou? 😢

Queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *