Vai comprar scanner? Veja como economizar e fazer a melhor escolha

imagem-comprar-scanner

Vai comprar scanner? Antes de mais nada, confira tudo o que você precisa saber antes de adquirir este tipo de produto. 

primeiramente, se você está buscando um scanner para uso profissional, existem alguns pontos que precisam ser bem avaliados para que você possa fazer a escolha mais adequada e vantajosa para a sua empresa

Tudo o que você precisa saber antes de comprar scanner

O que fazer na hora da compra para evitar futuros gastos?

Além de escolher um equipamento de qualidade, de uma marca confiável do mercado de digitalização, você precisa se atentar ao prazo de garantia do equipamento. 

De fato, o scanner é um equipamento que, como qualquer outro, está sujeito a defeitos e/ou ao desgaste de peças. 

Ou seja, a manutenção é uma necessidade inevitável se você pretende garantir o bom funcionamento e alta durabilidade do scanner. 

Partindo deste ponto, existem duas opções: 

1. Optar por um período menor de garantia para gastar um pouco menos na hora da compra

Neste caso, você corre o risco de vivenciar o famoso “barato que sai caro”. Afinal, vale a pena pensar, se o scanner quebrar e você não tiver um contrato de manutenção em vigência, qual será o tamanho do seu custo com uma assistência técnica avulsa e com o tempo de máquina parada? Além disso, se esse custo ultrapassar o seu limite de caixa disponível no momento em que o defeito acontecer, o que você poderá fazer?  

2. Investir em ofertas que garantam um maior período de cobertura de garantia por um preço justo

Certamente, investir em uma garantia prolongada para o scanner vai permitir que você garanta sempre a capacidade máxima de desempenho do seu equipamento, sem se preocupar com custos extras e imprevistos que poderiam prejudicar o seu fluxo de caixa. 

Sendo assim, com um contrato de manutenção você poderá fazer a troca por peças novas e originais, sempre que necessário. Além disso, terá o suporte de uma equipe especializada para tirar todas suas dúvidas e, quando houver algum eventual defeito, terá atendimento prioritário para que a questão seja resolvida o mais rápido possível, sem causar impactos negativos na sua produtividade. 

3 primeiras informações que você precisa para comprar scanner

Como já citamos em alguns outros artigos deste blog, existem três principais informações que você precisa ter em mente na hora de comprar scanner:

1. Em primeiro lugar, a quantidade de documentos que serão digitalizados diariamente – Essa informação vai revelar qual a capacidade diária (ciclo diário) de digitalização que seu scanner precisa ter.

2. Em seguida, o tamanho médio dos lotes de documentos (quantidade de folhas agrupadas para serem digitalizadas sequencialmente) que serão digitalizados – Com este dado você poderá definir qual a capacidade mais indicada para o alimentador automático do scanner (ADF).

3. E por fim a velocidade em que os documentos devem ser digitalizados para não causar acúmulo de tarefas no seu fluxo de trabalho – com esta informação você saberá qual a velocidade de digitalização necessária para seu equipamento. Ou seja, quantos ppm ele deve fazer (ppm – folhas digitalizadas por minuto).

Se tiver alguma dificuldade em definir estes pontos, um representante comercial qualificado para o mercado de digitalização de documentos poderá te ajudar a selecionar os modelos mais compatíveis

Qual tipo de scanner comprar?

Além das três informações básicas citadas acima, existem alguns pontos mais específicos da sua rotina que podem contribuir para a escolha do scanner ideal. Confira a seguir. 

Quando comprar scanner portátil?

Os scanners portáteis são compactos, leves e muito eficientes

Sendo assim, são a melhor escolha se você trabalha com trabalho remoto ou se sua empresa tem pontos de atendimento (recepções) em mesas com espaço reduzido.

Alguns modelos portáteis de qualidade são: o scanner Canon P-215II, o scanner Fujitsu fi-800r e o scanner Kodak i940

Quando comprar scanner para uso compartilhado?

Essa é uma necessidade bem comum, inclusive, temos um artigo específico sobre como escolher um scanner para uso compartilhado

Mas basicamente, estes modelos podem ser úteis se você precisa de um scanner para dividir com a equipe, pois eles apresentam características e funcionalidades que facilitam e otimizam esse compartilhamento. 

Alguns exemplos são: o scanner Canon DR-S150, o scanner Fujitsu ix-1600 e os scanners da linha S3000 da Kodak Alaris

Quando comprar scanner A3?

Se em sua rotina de trabalho você lida com documentos no tamanho A3, de fato vai precisar de um scanner que seja capaz de digitalizar documentos neste formato. 

Alguns possíveis modelos são: scanner Kodak S3060, scanner Fujitsu fi-7600 e scanner Canon DR-M1060

Quando comprar uma mesa digitalizadora ou um scanner planetário?

Se no seu dia a dia você precisa lidar com documentos frágeis e delicados ou livros que não podem ser desencadernados, certamente, essas são duas possíveis opções.

O sistema de alimentação de um scanner ADF pode acabar danificando documentos frágeis e como ele puxa folha por folha, também não é possível digitalizar um livro. 

É por isso que, nestes cenários, a mesa de digitalização ou o scanner planetário são os equipamentos mais recomendados. 

Onde comprar scanner? 

onde comprar scanner

Por fim, considerando que o scanner é um equipamento de uso profissional, com modo de funcionamento e recursos bem específicos, vale a pena adquirir este tipo de produto em uma loja especializada

Desta maneira, as opções de equipamento serão selecionadas com mais precisão e a equipe terá todo o conhecimento necessário para te oferecer os modelos que melhor atenderem às suas necessidades. 

Você terá uma equipe de manutenção especializada, que vai te ajudar a garantir sempre o melhor desempenho para o seu scanner. 

E, além disso, terá acesso a materiais de apoio que podem te ajudar a aproveitar melhor todos os recursos disponíveis no equipamento.

Gostou das dicas? Ajude seus colegas a comprar scanner também! Compartilhe esse material com eles. E se tiver mais alguma dúvida sobre este assunto comenta aqui para a gente tentar te ajudar. 

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *