Qual equipamento de digitalização escolher: scanner, app ou multifuncional?

equipamento de digitalização

Neste blog já temos alguns artigos que tratam da importância da digitalização e agora vamos ver como escolher qual equipamento de digitalização utilizar para cada necessidade. 

Para isso, vamos começar apresentando as opções disponíveis. 

3 opções de equipamento de digitalização

Primeiramente, confira as características e vantagens de cada equipamento de digitalização que você pode utilizar.

1. Smartphone com aplicativo de digitalização

certamente, este é o equipamento de digitalização mais prático e barato, ou melhor, sem custos. Além disso, se você já tem um smartphone, basta fazer o download gratuito de algum aplicativo de digitalização como o Camscanner, por exemplo. 

Algumas vantagens dos aplicativos de digitalização são os recursos de redimensionamento de imagem e os filtros para edição de imagem, que permitem melhorar a aparência do documento digitalizado. 

Contudo, os documentos devem ser digitalizados um por um, e todas as ações realizadas dependem integralmente da execução por parte do usuário. 

2. Multifuncional 

Nesse sentido, a principal vantagem da multifuncional são as múltiplas tarefas que ela pode realizar: cópias, impressões e digitalizações. 

Porém, por não ter uma função principal, a multifuncional cobre apenas as ferramentas básicas para cada tarefa que ela desempenha. 

Ou seja, ela não oferece tanta variedade de recursos para a função de digitalização. 

3. Scanner profissional 

De fato, o scanner profissional é o equipamento de digitalização projetado especificamente para a tarefa de digitalização de documentos. 

Consequentemente, a variedade de recursos disponíveis para otimizar esta atividade é muito maior. 

Existem muitas opções de scanners profissionais, estas são algumas das principais características variáveis entre eles: velocidade de digitalização (quantidade de folhas digitalizadas por minuto), capacidade do alimentador automático (quantidade de folhas), capacidade diária de digitalização (máximo de folhas digitalizadas por dia).

Além disso, todos eles oferecem funcionalidades dedicadas ao uso profissional, como opções variadas de exportação de arquivos e ferramentas para otimização de imagem.

Qual o equipamento de digitalização ideal para cada necessidade?

Equipamento de digitalização para uso pessoal/ocasional

Se você só precisa digitalizar documentos pessoais de vez em quando, e não lida com a digitalização de documentos na sua rotina de trabalho, não vai precisar de um equipamento de digitalização muito robusto. 

Um smartphone com aplicativo de digitalização é o equipamento de digitalização mais adequado para este tipo de demanda. É uma ótima solução se você quer uma solução rápida, prática e sem custos. Porém, a qualidade da imagem digitalizada irá depender da qualidade da câmera do smartphone utilizado, e da sua habilidade ao realizar a captura. 

Mas se você quiser investir um pouco mais, uma multifuncional ou um scanner portátil também podem suprir essa necessidade. 

A multifuncional pode ser útil se você também precisa realizar impressões ou cópias ocasionalmente. E o scanner portátil pode ser ideal se você quer um equipamento com mais recursos para otimização de imagem e automação de tarefas, e que você possa transportar com facilidade. 

Equipamento de digitalização para uso profissional ocasional

Se você digitaliza documentos na sua rotina de trabalho, mas as demandas não são tão frequentes, uma multifuncional ou um scanner para captura centralizada são as soluções mais adequadas.

Vale lembrar que o scanner profissional irá oferecer mais recursos de otimização de imagem e mais opções de formato para exportação do que uma multifuncional. 

E além disso, um scanner profissional ideal para captura centralizada também pode oferecer funcionalidades que facilitam o uso compartilhado. 

Equipamento de digitalização para demandas profissionais de alto volume

Se as demandas de digitalização da sua empresa forem altas, o scanner profissional é o equipamento de digitalização mais recomendado. 

Com ele você terá mais velocidade, praticidade e qualidade nas suas tarefas de digitalização.

Ou seja, além de conseguir resultados bem mais eficientes, sua equipe terá mais tempo livre para realizar outras tarefas, garantindo muito mais produtividade para a empresa.

Confira algumas outras vantagens do scanner profissional clicando aqui.

Você também vai gostar de ler:

  1. fabio calixto disse:

    Bom dia.

    Gostaria de estar adquirindo um scanner para minha empresa.
    porem não sou da área, não sabendo qual seria o produto que Melhor me atenderia .
    grato
    fabio

    • Pâmela Carvalho disse:

      Oi Fabio tudo bem? Sem problemas, nossa equipe comercial vai te ajudar a escolher o equipamento mais adequado, vou encaminhar seu contato para eles. Muito obrigada!