Glossário de informática para digitalização

Em primeiro lugar, para se trabalhar com digitalização de documentos, é essencial ter algum conhecimento na área de informática. Como vamos deixar de trabalhar com arquivos de papéis e começar a trabalhar com arquivos digitais, devemos aprender a lidar com os documentos no formato eletrônico.

Nesse processo de digitalização, podemos encontrar programas, abreviações, palavras ou termos técnicos na área de informática que muitas vezes não sabemos. Além disso, é sempre bom ter o conhecimento desses termos na hora de comprar um equipamento, baixar algum aplicativo, ler algum manual ou utilizar alguma função de um software de digitalização.

Por isso, a Netscan Digital separou uma lista de palavras, termos e siglas que podem gerar dúvidas na área de informática e dividimos em dois glossários. Abaixo você pode acompanhar a parte 1, clique aqui para ver a parte 2.

Glossário – Parte 1

ADF

Primeiramente, a sigla ADF em português significa Alimentador Automático de Documentos. No entanto, é um dispositivo que alimenta automaticamente o scanner, impressora ou multifuncional com as folhas de sua bandeja, sem a necessidade de intervenção humana. Contudo, entenda mais sobre como funciona um Scanner ADF em nosso artigo.

Bytes

Tanto os bits quanto os bytes são unidades de medida essenciais na computação e telecomunicações, sendo empregadas para avaliar a capacidade de armazenamento e a memória de dispositivos. Com frequência, encontramos múltiplos dos bytes, incluindo kilobytes (KB), correspondendo a 1024 bytes, megabytes (MB), representando 1024 kilobytes, e gigabytes (GB), equivalendo a 1024 megabytes. Em certas circunstâncias, também são utilizados terabytes (TB), que são iguais a 1024 gigabytes.

CCD

O CCD é uma sigla que traduzido significa Dispositivo de Carga Acoplado. É um sensor utilizado em scanners e câmeras que capturam imagens através de circuitos com capacitores acoplados. Assim sendo, de modo funcional, o CCD é responsável pela captura da imagem no momento em que a luz é incidida sobre o documento.

Certificado Digital

É um tipo de documento eletrônico que assegura a segurança das suas atividades online e outros serviços realizados pela internet. Além disso, ele desempenha um papel fundamental ao garantir a autenticidade, a integridade e a confiabilidade das informações transmitidas eletronicamente. Dentre as vantagens proporcionadas por ele, é importante mencionar a validade legal dos documentos eletrônicos, a segurança na troca de informações e a economia de tempo proporcionada pelas transações online.

DPI

DPI, ou Dot Per Inch (Ponto por Polegada), é amplamente empregado em descrições de produtos. Refere-se à resolução de cor de uma imagem, indicando a quantidade de pontos presentes em uma polegada. Entretanto, maior DPI significa mais pontos na imagem, elevando sua qualidade. Assim sendo, essa medida é sempre mencionada como resolução de cor no formato horizontal x vertical, como, por exemplo, 2400 x 1200 dpi (2400 dpi na horizontal e 1200 dpi na vertical).

Driver

Um driver é um software fundamental para facilitar a comunicação entre dispositivos distintos. Além disso, exerce a função de intermediário, permitindo que seu computador se conecte e interaja com o hardware. De fato, ele traduz as informações oriundas do hardware, tornando possível para o sistema operacional identificá-lo e utilizá-lo de forma adequada. No contexto da digitalização, os drivers têm um papel crucial, pois atuam como softwares que possibilitam o reconhecimento do scanner pelo seu computador.

GED

De fato, no âmbito da gestão de informações através do meio digital, destaca-se o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Dentre as diversas capacidades do GED, é possível mencionar a captura, o armazenamento e a segurança das informações, entre outras funções relevantes. Contudo, para saber mais sobre o GED, confira nosso artigo sobre digitalização.

Java

É uma tecnologia utilizada para desenvolver e rodar aplicações úteis em seu computador. Muitos aplicativos instalados, ou utilizados na internet precisam dessa tecnologia para funcionar, portanto é muito importante ter o Java instalado em sua máquina. O Java é gratuito e pode ser encontrado no site da Oracle.

LED

De uma forma traduzida, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz e é um condutor de energia que transforma energia elétrica em luz visível a olho nu. Na digitalização, o LED é utilizado juntamente com o CCD. Led é o tipo de fonte de luz emitida ao documento enquanto o CCD captura a imagem na hora em que a luz é refletida no mesmo.

Navegador (Browser)

É o meio em que o usuário visualiza e interage com o conteúdo de uma página da internet. Para isso, existem vários navegadores disponíveis, entre os mais modernos e práticos, destacamos o Google Chrome e Mozilla Firefox.

PDF

Possivelmente, essa sigla é a mais frequente no universo da digitalização de documentos, porém muitos desconhecem o real significado dela. PDF corresponde a Portable Document Format (Formato Portátil de Documento), sendo um formato de arquivo singular que mantém a estrutura do documento intacta, independente de sua origem.

#dicanetscan
Para saber mais sobre digitalização e segurança de arquivos PDF, veja nosso artigo de como digitalizar em PDF. Também possuímos artigos com dicas de como otimizar seu arquivo PDF e algumas ferramentas online gratuitas para PDF.

PPM / CPM / IPM

PPM significa Páginas Por Minuto e é o termo utilizado para medir a velocidade de digitalização de um scanner profissional. Além disso, também é comum encontrar a sigla IPM que significa Imagens Por Minuto, que também são utilizadas como medida de algumas impressoras laser. Por fim, em algumas multifuncionais, é encontrado a sigla CPM, que significa Cópias por Minuto.

Resolução de cor

um número de bits que indica o máximo de cores possíveis pra cada pixel individual em uma imagem. Ela influencia o número de cores que pode haver, ou seja, quanto maior a resolução de uma imagem, maior a qualidade da mesma. A medida utilizada na resolução de imagens é o DPI.

Sistema Operacional

O Sistema Operacional é a parte funcional de seu hardware. É ele que inicializa seu computador e faz com que os programas funcionem corretamente. Além disso, o mesmo também é responsável pela parte gráfica de seu computador, oferecendo uma visualização amigável de seus aplicativos e softwares. Os sistemas operacionais mais utilizados são o Windows, Linux e MAC OS.

#dicanetscan
Sempre verifique os sistemas operacionais suportados de seu scanner, impressora ou software antes da compra ou instalação dos mesmos. Nas abas Especificações e Suporte possuímos todos detalhes sobre os sistemas operacionais que o scanner, impressora ou software suportam.

Touch Screen

Contudo, muitos dispositivos hoje em dia, principalmente os dispositivos móveis, contam com a tela Touch Screen. Essa tela também é comum em scanners, impressoras, multifuncionais e outros equipamentos de escritório. Touch Screen é uma tela sensível ao toque, que transmite a localização do toque em coordenadas para o sistema do dispositivo, que localiza a área do toque e funciona de acordo com o mesmo.

Conclusão

Em resumo, essa é a primeira parte de nosso glossário sobre digitalização de documentos. Nessa primeira abordagem, focamos mais na área de informática, que é essencial para lidar com arquivos digitalizados.

Por fim, confira a segunda parte de nosso glossário e saiba mais sobre os outros termos utilizados na digitalização de documentos.

JÁ ACABOU? 😢

Queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

  1. JOSE DOS SANTOS NETO disse:

    MUITO ÓTIMA SUA INICIATIVA. TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUITO PROVEITOSA ÀS PESSOAS QUE DEPENDEM DO COMPUTADOR PARA SOBREVIR, PRINCIPALMENTE.

  2. VERA lucia disse:

    Obrigado por disponibilizar estas informaçoes

    E muito importanate para quem nao tem conhecimento e seu ambiente pessoal ou profissional nao se relaciona com cidadaos que fale ou utilize m esta linguage

  3. kleuber lopes disse:

    Faltou informar qual a melhor configuração do computador para ter um ecaner rapido.

  4. Damiana Alves disse:

    Boa noite, excelente o conteúdo disponibilizado nos artigos. Estou fazendo minha monografia sobre digitalização e guarda de documentos e tem sido muito bom contar com as informações existentes no blog.Gostaria de me informar sobre algum livro que fale do surgimento da digitalização. Att: Damiana Alves

    • gabi disse:

      Damiana,

      Obrigado por ter nos contatado e por seus comentários com relação ao conteúdo de nosso blog.
      Infelizmente não temos conhecimento de nenhuma publicação tão específica.
      No entanto neste link http://www.aiim.org você encontrará um grande volume de informações que talvez te ajude.

      Boa sorte e sucesso na sua monografia.