Impressora ou multifuncional? Saiba qual escolher
Impressora ou multifuncional? Hoje em dia com tantas categorias e modelos é normal ter dúvidas na hora da aquisição de algum deles. Afinal qual deles será mais adequado ao meu trabalho ou escritório?
Em primeiro lugar, neste artigo, relatamos os pontos mais importantes sobre impressoras e multifuncionais, veja os tópicos:
- Facilidades para seu escritório
- Qual escolher entre Impressora ou Multifuncional?
- Diferença entre Impressora Jato de Tinta e Laser
- Impressora Laser Monocromática ou Colorida? Qual utilizar?
- Escolha o equipamento certo para seu escritório
- Como calcular o custo por página impressa
- De olho no meio ambiente
- Dicas Importantes
Facilidades para seu escritório
De fato, não tem como negar a facilidade e praticidade que um equipamento destes traz para nossa vida. O fato de correr atrás de uma papelaria para poder tirar uma cópia ou fazer uma impressão não agrada a ninguém, ainda mais fora do horário comercial. Além disso, sabemos que a perda de tempo é a grande vilã da produtividade.
Contudo, com o tempo, os equipamentos de impressão e digitalização foram se tornando acessíveis a qualquer público. Sendo assim, o problema encontrado por muitos é: qual equipamento seria ideal para meu escritório, comércio ou residência?
Nesse sentido, dentre os diferentes tipos de equipamentos (impressoras, multifuncionais e scanners) até ao tipo de impressão utilizada (matricial, jato de tinta, laser, etc.), percebemos que muitos não procuram se informar antes de adquirir o produto. Esta ação muitas vezes resulta em baixa satisfação do cliente em relação ao produto e gastos adicionais desnecessários, como por exemplo, um sujeito que adquire uma multifuncional laser colorida apenas para fazer algumas impressões periodicamente em escala de cinza.
Existem diversos estilos de equipamentos, cada um mais compatível de acordo com sua área de atuação.
- Escritórios de empresas grandes e em escolas, onde são utilizados vários tipos de recursos, são encontradas multifuncionais de diversos tamanhos.
- Gráficas geralmente são utilizadas impressoras especializadas para grandes quantidades de impressão de alta qualidade.
- Pequenos comércios ou residências, não é raro ver uma simples impressora utilizada com não tanta frequência.
Impressora ou multifuncional?
Em primeiro lugar, as impressoras, que antigamente só tinham o objetivo de imprimir, hoje já possuem facilidades e funcionalidades que surgiram com a evolução da tecnologia. Hoje em dia, podemos imprimir um arquivo com um simples comando em um dispositivo móvel (celulares ou tablets) através da rede sem fio, sem necessidades de cabos ou computadores.
Além disso, o preço também está cada dia mais compatível. Atualmente, tanto multifuncionais quanto impressoras são comercializadas por valores próximos, alterado somente pelas funcionalidades extras.
Assim sendo, as impressoras tradicionais ganham em preço, economia de tinta (ou toner) e em simplicidade. Geralmente de tamanho reduzido e de fácil instalação, as impressoras possuem a vantagem de possuir uma manutenção mais simples.
Contudo, as multifuncionais possuem amplas possibilidades de uso, além da impressão, contam com digitalização para usos específicos e copiadora. Além disso, algumas mais robustas incluem telefone fixo e fax.
Ainda mais, um exemplo de aplicação é a digitalização de páginas de livros. As multifuncionais cumprem bem este papel para casos isolados ou pequenas quantidades de páginas. Para digitalização de livros inteiros e arquivamento são utilizados scanners para livros.
Sendo assim, as facilidades fazem das multifuncionais opções sedutoras para qualquer tipo de escritório, além do custo x benefício.
Contudo, tanto as impressoras quanto multifuncionais possuem várias categorias de cores e de tipos de impressão. Das categorias de impressão mais utilizadas atualmente estão as impressoras laser e jato de tinta (inkjet) e das categorias de cores, temos as monocromáticas (escalas de cinza) e coloridas.
Jato de Tinta ou Laser?
Ambos os modelos são amplamente utilizados hoje em dia. Mas antes de adquirir uma ou outra tecnologia, é interessante pensar a frequência e que tipo de impressão é a desejada.
Certamente, muitas tecnologias, como conectividade em rede, rede wireless, displays inteligentes, bandejas adicionais e capacidade de memória expansível são aplicadas as duas categorias.
Contudo, os modelos de Impressoras Laser são muito utilizados por grupos de trabalho de pequenas a grandes empresas e são ideais para impressões frequentes de textos, cartas, gráficos e documentos em geral. Possuem também maior velocidade de impressão em relação as Jato de Tinta, além de boa qualidade e baixo custo por página impressa.
Normalmente, as impressoras laser trazem mais recursos, como softwares de gerenciamento, proteção por senha, portas USB para impressões diretas do pendrive, entre outros, mas não é raro ver uma impressora jato de tinta com estas funcionalidades.
Sendo assim, as impressoras laser contam com reservatório de toner. O cartucho de toner tem um preço maior em relação ao cartucho de tinta, porém, possui um rendimento bem maior em quantidade de páginas impressas.
Assim como, as Impressoras Jato de Tinta, também conhecidas como Inkjets, são ideais para impressões de fotos e imagens. São boas escolhas para uso doméstico e pequenos escritórios, onde não são usadas com tanta frequência. Além disso, contam com o preço bem acessível e são as mais utilizadas do mercado, apesar do custo por página impressa ser maior quando comparada com as impressoras a laser.
Contudo, os cartuchos de tinta possuem um rendimento menor em relação aos cartuchos de toner utilizados nas impressoras a laser. Neste ponto, deve-se levar em conta o Custo por Página Impressa.
Impressora Laser Monocromática ou Colorida?
A impressora laser é a escolha ideal para grandes números de impressões de qualquer tipo de documento, mas como saber qual escolher entre a Laser Monocromática ou Colorida?
Aqui não tem muito segredo, isso se resume a qual estilo de impressão se deseja obter.
Impressoras laser monocromáticas oferecem a melhor relação de preço, qualidade e velocidade de impressão. São ideais, seja para uso doméstico, quanto para escritórios. Imprimem em escala de cinza e utilizam o cartucho de toner preto, que apesar de mais caro que o cartucho de tinta preto, possui um rendimento bem superior, além do menor custo por páginas impressas.
As impressoras laser coloridas apresentam a mesma performance das monocromáticas, mas conseguem disponibilizar alta qualidade nas impressões coloridas. São disponíveis cartuchos de toner coloridos de alto rendimento que conseguem suprir um bom número de páginas impressas.
Confira as melhores opções de impressoras e multifuncionais para seu departamento:
Home-Office e Pequenos Escritórios
Para uso doméstico ou em pequenos escritórios, onde o volume de impressões tende a ser baixo, as impressoras jato de tinta (Inkjet) são boas opções, contudo existem modelos laser monocromáticos com ótimo custo x benefício.
Sendo assim, uma multifuncional é uma boa escolha quando se tem necessidade de digitalizar ou fazer cópias de qualquer documento. Seguem alguns modelos de impressoras e multifuncionais mais comuns neste cenário de uso.
Departamentos
De fato, modelos mais robustos de impressoras e multifuncionais são geralmente utilizados em departamentos com mais de dez pessoas, onde o volume de impressão é maior.
Impressoras e multifuncionais laser com conectividade em rede são os equipamentos mais comuns nesse tipo de escritório, mas não é raro ver uma impressora jato de tinta, principalmente de tamanhos maiores como A3, para impressão de projetos. A seguir apresentamos alguns modelos bastante utilizados em departamentos mais exigentes.
Como calcular o custo por página impressa
Um detalhe importante, mas muitas vezes ignorado, é o custo por página impressa. Com esse cálculo, conseguimos ter uma dimensão entre os gastos obtidos na aquisição dos cartuchos de tinta ou cartuchos de toner + cilindro em relação a quantidade de páginas impressas.
Em suma, o cálculo deste custo se resume no valor da soma dos cartuchos de impressão dividido pelo total do número de páginas impressas.
Não se deve esquecer do valor gasto na obtenção dos papéis. Desse modo, a conta é a mesma, o valor gasto com a compra da resma de papéis é dividido pelo total de papéis da resma.
Somando os dois resultados, tem-se uma média do custo por página impressa. Assim é possível fazer comparações com outros cartuchos e ver se sua utilização é realmente vantajosa.
O que vale ressaltar também, é que este cálculo é feito considerando o valor padrão do seu cartucho em relação à porcentagem de cobertura de tinta no papel. Assim sendo, o valor convencional na maioria dos cartuchos de toner é de 5% de cobertura da página.
Para se ter uma base real desse custo, é necessário saber a porcentagem de cobertura de cada uma das cores presentes nessa impressão. Desse modo, tem-se o controle exato sobre o custo por página impressa.
Contudo, os Suprimentos Brother já foram comprovados como o melhor custo x benefício em relação ao custo por página impressa. Oferecem qualidade e economia para qualquer ambiente ou aplicação.
De olho no meio ambiente
Certamente, a reciclagem de cartuchos de tinta usados é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente. Assim sendo, utilizar cartuchos reciclados geram uma grande economia em relação ao valor dos cartuchos originais.
Além disso, o consumidor colabora com o meio ambiente, visto que o plástico utilizado nos cartuchos demora cerca de 200 anos para se degradar.
Contudo, preservação e consciência sobre o meio ambiente não é um assunto exclusivo aos consumidores, as empresas que produzem os produtos e suprimentos precisam ter um compromisso com o meio ambiente.
O Certificado ISO 14001 – certificação internacional para o controle do meio ambiente – é um recurso essencial e de extrema importância para uma empresa que pretende ter uma responsabilidade em relação ao meio ambiente.
Sendo assim, a Brother possui a certificação ISO 14001 em todas suas fábricas desde 2002, e possui um programa de conservação ambiental visando aplicar este princípio em todas suas atividades. Você pode saber mais sobre o programa na página da Brother.
Dicas importantes
- Primeiramente, antes de utilizar qualquer função da impressora, confira se o driver de instalação está configurado corretamente e atualizado;
- A medida de velocidade de impressão, encontrada frequentemente em descrições de impressoras laser de alta velocidade e scanners, é expressa em páginas por minuto (ppm).
- A resolução das imagens é medida em DPI, do inglês, Dot Per Inch, que significa Ponto Por Polegada. A medida desse índice sempre se refere à resolução horizontal x vertical;
- A conexão dos equipamentos é um recurso importante na hora da compra. Modelos atuais já contam com conector USB, Bluetooth e conectividade com redes, sejam cabeadas ou sem fio.
- Caso necessite digitalizar documentos para processo eletrônico, utilize scanners profissionais que digitalizam frente e verso em alta velocidade, além de possuir maior compactação de arquivos gerados comparados as multifuncionais.
Obrigado pelas dicas, me ajudou muito!
Ficamos felizes em ter ajudado!
Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das nossas novidades!