O que é METAVERSO?

No artigo de hoje vamos falar sobre o Metaverso… Calma! Você nunca tinha ouvido falar sobre isso? Então leia até o final para aprender tudo que você precisa saber a respeito.

Primeiramente, em 2021 o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que sua empresa estaria mudando o nome de Facebook para Meta. Isso porque o Metaverso passaria a ser uma de suas apostas para os próximos anos, e isso engloba mais a visão da empresa nesse momento.

Além disso, Facebook, Instagram e Whatsapp eram todos pertencentes a empresa Facebook, e agora passam a vigorar como empresas da Meta. Uma grande sacada de Marketing e um grande anúncio futurista para o consumidor.

Mas o Metaverso vai muito além da própria Meta, é um conceito antigo e que muita gente já pensou ou comentou num passado nem tão distante assim.

Afinal, o que é o Metaverso?

Em resumo, o Metaverso é um ambiente virtual, imersivo e realista, uma espécie de cópia digital do nosso mundo, que permitirá que coexistamos tanto on quanto off-line (no mundo virtual e no mundo real). Simplificando, é como se fosse uma outra dimensão que podemos habitar.

Esse tema foi proposto pela primeira vez em 1992, 30 anos atrás, por Neal Stephenson através de seu livro ‘Snow Crash’, do universo de Cyberpunk. Onde o autor tratava o Metaverso como uma realidade virtual onde as pessoas conviviam umas com as outras através de avatares digitais em 3D.

E mais recentemente, em 2018, Steven Spielberg retrata o Metaverso de uma forma semelhante, porém, mais voltado ao mundo dos jogos. O filme: Jogador número 1, nos trás a terra no ano de 2045, um pouco no futuro apenas, onde a vida gira em torno desse universo paralelo.

Lá é possível escolher em qual universo virtual você irá habitar, no caso qual jogo você irá escolher, como será o seu visual neste mundo, as modificações visuais do seu avatar. Comprar e fazer negócios dentro desse universo é o que move a economia global, e perder seus ganhos dentro do jogo significa perder dinheiro também fora dele.

O filme é muito bom e é uma indicação caso queira entender mais da ideia do Metaverso. Abaixo deixamos o trailer para que possa assistir:

Como funciona o Metaverso?

Hoje, em sua grande maioria, o Metaverso é composto pelo universo dos jogos. Jogos que permitam a conectividade e comunicação entre os usuários, além da criação de um mundo próprio e de seu avatar próprio.

Alguns exemplos de jogos como este, o GTA V da Rockstar Games, que apresenta um mundo totalmente seu, e alguns servidores on-line que permitem a criação de um ecossistema totalmente virtual.

Onde você escolherá qual o tipo de trabalho desempenhar dentro do jogo, as suas atribuições para a comunidade e sua jornada de experiência.

Levando isso em consideração, a ideia de Metaverso proposta por Mark Zuckerberg não fica tão distante disso. Aliás, para ele o Metaverso precisa ser uma extensão da vida comum, um novo mundo virtual! Nele você poderá interagir, trabalhar, comprar, vender e criar objetos, obras de arte, entre outras milhares de possibilidades a partir da sua própria experiência.

Em seguida, deixamos o vídeo com a apresentação completa de Mark. Nela ele fala sobre como vê e o que podemos esperar ao longo dos próximos anos em relação ao Metaverso proposto pela Meta.

Como e quando iremos utilizar essa tecnologia?

Já podemos utilizar essa tecnologia, em partes é verdade, porém algumas empresas já têm investido em suas tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para que possam integrar esse novo universo.

Um dos casos mais famosos é o da Niantic, a desenvolvedora do jogo Pokémon GO, onde os jogadores encontram os monstrinhos de bolso soltos pelo mundo real. Ok, não é bem no mundo real, mas é a extensão digital do nosso mundo, replicando mapas e regiões.

Outros casos são dos shows ao vivo on-line, que ocorrem dentro do mundo dos games. Fortnite, jogo produzido pelo estúdio Epic Games, é um dos Metaversos onde já ocorreram esses tipos de eventos, e que tiveram uma grande aceitação do público.

Como essa tecnologia poderá impactar o meu cotidiano?

É difícil mensurar como o Metaverso poderá mudar o cotidiano das pessoas, porém algumas tarefas do dia a dia poderão se tornar mais cômodas.

Um exemplo é uma simples ida ao mercado, por meio do Metaverso você poderá ir até a sua loja de preferência, escolher os produtos, adicionar ao carrinho e pagar, assim como faz hoje em dia na sua vida, só que de forma digital. Os produtos seriam entregues até você via delivery.

Mas isso não pode ser feito por meio de um app de compras e delivery?”

Sim, pode! Porém o processo será mais dinâmico, ouso até dizer que será a experiência mais humanizada dentro de uma plataforma digital, se é que você consegue me entender.

E o dinheiro, como será nesse universo?

A princípio muitas empresas têm apostado em suas próprias moedas virtuais, as tais crypto moedas. Mas, nada impede de que as moedas correntes atualmente do mercado se integrem ao processo de compras dentro do Metaverso, é aguardar para saber.

Teremos segurança dentro do Metaverso?

Assim como em tudo na vida, a segurança dependerá de como você disponibiliza os seus dados para as plataformas e as políticas de utilização desses dados.

Existe sim, assim como na vida real, o risco de termos crimes virtuais dentro do ambiente do Metaverso, mas assim como a questão do dinheiro, nesse momento não temos como saber como e de que forma a segurança será tratada nesses ambientes mais imersivos.

Bom, esse é nosso artigo a respeito do Metaverso. Como é uma tecnologia nova, ainda em desenvolvimento, não sabemos 100% das coisas que estão sendo criadas ou como e quando serão criados novos ambientes, novas opções para lojistas, área de entretenimentos, enfim.

Mas se você gostou desse conteúdo, quer falar mais a respeito e até mesmo deixar a sua opinião, aproveite o campo de comentários abaixo e deixe o seu comentário.

Além disso, compartilhe o texto e o nosso blog com seus contatos.

Aproveitando que está aqui, acesse nosso artigo a respeito de NFTs e veja como elas estão mudando o mercado digital. Clique aqui para acessar o artigo.

Acesse também o nosso site e conheça mais a respeito sobre nossas ofertas e equipamentos. Clique aqui.

Nos vemos no próximo artigo, até breve!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *