O que são NFTs? Descubra tudo a respeito!

Você já deve ter ouvido falar sobre NFTs, certo? Se para você isso ainda é algo novo vamos conversar a seguir sobre o que são NFTs e como elas tem modificado o mercado digital.

Freepik

O que são NFTs?

Para começo de conversa a sigla NFT significa “non-fungible token” (token não fungível, em sua tradução), e se refere a um investimento digital.

Investimento digital? Isso mesmo, você não leu errado! As populares NFTs são a representação digital de um ativo ou bem que foi registrada ou mintada, como popularmente dita, em uma blockchain.

Podemos dizer que uma NFT é a representação digital de um item exclusivo, algo único pertencente a uma coleção ou não.

Qual o formato de uma NFT?

As NFTs podem ter vários formatos, ser um vídeo, uma foto, ilustração gráfica, uma música, entre outros. Porém o que difere se ela é ou não um NFT é o seu certificado digital.

Assim como obras de arte, que possuem seu certificado de autenticidade, as NFTs possuem o seu certificado digital de autenticidade, o que é basicamente um código de computador que NÃO pode ser alterado ou copiado, já que o mesmo possui registro em uma blockchain.

Afinal, o que é blockchain?

A blockchain é um banco de dados públicos imutáveis. Onde se armazenam todos os dados e programas de forma descentralizada, que operam de forma pré-estabelecida sem a necessidade de um usuário no comando.

Como uma NFT obtém valor de compra?

Essa pergunta é um pouco difícil de responder, já que o valor em si de uma NFT está mais atrelado ao que ela representa, ao gosto pessoal do comprador e a ideia original do artista.

Vejamos, recentemente o jogador do PSG e da seleção brasileira, Neymar Jr, adquiriu pelo valor de R$ 6 milhões duas NFTs da coleção Bored Ape Yacht Club, uma das mais famosas do mercado.

Essa coleção ilustra macacos de forma diferentes, isso mesmo, são desenhos onde o personagem é um macaco de feição séria com as mais distintas fantasias. Assim como a imagem abaixo:

Inclusive, essa foi umas das obras compradas pelo jogador.

Como funciona o mercado de NFTs?

Assim como qualquer outro negócio, existe um mercado enorme para quem quer comprar ou vender suas NFTs, e que movimenta muito dinheiro em formato de cryptomoedas.

Um dos sites mais famosos para venda de coleções NFT é o OpenSea. É uma plataforma bem fácil de usar, onde você pode comprar e vender ativos que estejam mintados na rede Ethereum.

Calma, o que é MINTAR?

Mintar é o ato de registrar a sua NFT dentro da rede por meio de um smart contract, ou contrato simples, que serve para confirmar a veracidade e autenticidade do ativo.

Para fazer a sua compra ou venda na OpenSea é necessário que você tenha uma Wallet (carteira), onde ficam armazenadas as suas crypto moedas. Uma das mais famosas wallets, e também gratuita, é a MetaMask. Você não paga nada pra se registrar e abrir a sua conta e pode armazenar informações a respeito de todas as NFTs que você possui e também gerência-las por lá.

Qualquer um pode comprar ou produzir uma NFT?

Sim! Qualquer pessoa pode comprar ou produzir sua própria NFT. Inclusive o OpenSea tem uma funcionalidade que permite que você minte a sua NFT sem o pagamento de taxas automáticas, sendo essas taxas cobradas somente se houver a venda do seu ativo.

Esse mercado é seguro?

Assim como todo novo mercado que surge na internet, existem os riscos e alguns pontos podem ser considerados e entendidos antes de você começar a investir seu dinheiro.

Shitcoins e fraudes: Ativos falsificados que são comercializados como originais. Tokens fake, que podem utilizar o nome de um artista renomado, ou alguém famoso somente para alavancar as vendas.

Liquidez: As vendas desse mercado não ocorrem com tanta frequência, o que torna a liquidez menor e o tempo de espera para um negócio um pouco maior.

Volatilidade: Os preços são inconstantes, mesmo que seja um mercado que movimente milhões de reais por ano a venda e compra de NFTs é algo relativamente novo, e por isso essa volatilidade nos preços.

Posso me beneficiar vendendo NFTs?

Sim! Existem diversas vantagens para quem pretende se aventurar nesse mercado. A mais atrativa é a valorização do seu NFT, assim como uma obra de arte que se valoriza com o tempo, a sua NFT pode valorizar e te render um bom dinheiro.

A facilidade de operações, bem como a exclusividade das obras pode te gerar vendas muito interessantes, principalmente se o seu comprador for um colecionador assíduo e acostumado a investir nesse tipo de ativo digital.

Bom, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos o seu comentário a respeito do assunto no campo abaixo de comentários. Sinta-se a vontade para manifestar sua opinião e vamos conversar um pouco mais sobre esse universo NFT, que com certeza é muito mais abrangente.

Se você gostou do conteúdo compartilhe nosso blog e nos siga nas redes sociais. Clique aqui.

Acesse também o nosso site clicando aqui e conheça mais a respeito de nossas ofertas e promoções.

Nos vemos no próximo artigo, até breve!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *