Previsão de problemas para a cibersegurança e como se proteger em 2019

Cuidado com as previsões das empresas Avast e dfndr lab (laboratório da PSafe) sobre problemas para a cibersegurança (ataques cibernéticos) para 2019. Não queremos te assustar e sim alertar, por isso escrevemos este artigo.

O ano começa com algumas previsões das empresas de tecnologia sobre a nossa segurança na internet, baseadas nos ataques e problemas acontecidos no ano anterior (2018). Portanto, é preciso ficar atento a esses relatórios e proteger bem seu computador e dispositivo móvel pessoal ou corporativo.

Sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Antes de começar, precisamos falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que como o nome diz, tem como finalidade proteger todos os dados dos cidadãos e empresas que estão na internet.

A Lei Geral de Proteção de Dados determina como os dados dos cidadãos podem ser coletados e tratados. A legislação também prevê punições para descumprimento da lei.

Como esses dados devem ser coletados:

Para coletar os dados pessoais, as empresas privadas ou públicas precisarão de autorização do titular.

A autorização deverá ser feita de maneira clara para que o titular tenha consciência de para quais fins seus dados estão sendo utilizados. E claro, caso os dados sejam de menores de idade, os pais devem estar cientes e consentir para que esses dados sejam recolhidos.

Relação com o crime cibernético

O Brasil não só está atrasado digitalmente, como também nossas leis são frágeis quanto aos crimes cibernéticos. Por isso a criação da Lei Geral de Proteção de Dados. Com alguns casos de vazamento das informações de usuários, inclusive no Brasil, se viu necessária a implementação de uma lei que pudesse proteger mais o cidadão.

O diretor Carlos Affonso Souza do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, alertou que os brasileiros pouco valorizam a própria privacidade e segurança em ambiente online. Então essa Lei Geral de Proteção de Dados assume grande importância, sendo um grande passo na proteção de dados dos cidadãos.

O que diz a dfndr lab

O dfndr lab é o laboratório de segurança da PSafe e após diversos estudos e com base em ataques cibernéticos em 2018, criou um relatório com previsões para a cibersegurança em 2019. Confira abaixo o infográfico:

Foto: Infográfico PSafe

Foto: Infográfico PSafe

Como se defender
Segundo o próprio dfnder lab, existem maneiras eficazes para se proteger dessas ameaças cibernéticas. A matéria completa está aqui.

Contra vazamentos de dados e informações pessoais

Especialistas relatam que para evitar vazamento de dados e informações pessoais, você pode e deve:

– Evitar acessar links desconhecidos;
– Mudar suas senhas com frequência;
– Não compartilhar suas senhas;
– Sempre fazer logout de todas as suas contas quando utilizar um computador público e evitar redes de Wi-Fi públicas e abertas.

Contra os bots com inteligência artificial:

A inteligência artificial veio para facilitar e possui diversos benefícios e claro, seu uso também pode ser de maneira mal intencionada. Por hackers, exemplo.

Para evitar tornar-se uma vítima de ataques cibernéticos, é recomendável fazer uma varredura periódica em seus dispositivos – celular, computador, para verificar se há ameaças e/ou vírus que possam pôr em risco seus dados.

Foto: Inteligência Artificial pode ser aliada e vilã.

Foto: Inteligência Artificial pode ser aliada e vilã.

Alternativa às senhas:

Hoje é possível substituir as senhas por leitura digital ou reconhecimento facial em seu celular (se estiver disponível). É uma boa alternativa. Em alguns sites mais conhecidos você também pode usar seu celular para reconhecimento biométrico para confirmação do login.

Contra ataques de extorsão e sofisticação dos golpes:

São duas ameaças reais, cada vez mais rebuscadas e estão em alta. Esses golpes quase sempre fazem uso de técnicas de engenharia social para enganar suas vítimas.

É importante checar as informações recebidas por fontes desconhecidas diretamente nos sites oficiais das marcas e empresas confiáveis. Evitar adicionar desconhecidos nas suas redes sociais, especialmente quando informações íntimas e pessoais são compartilhadas nesses ambientes. É um meio para não cair nesses tipos de golpes.

Previsões da Avast

Segundo a Avast, seus especialistas verificam cerca de um milhão de novos arquivos por dia e impedem dois bilhões de ataques todos os meses. Este volume reúne informações valiosas sobre as ameaças mais comuns, bem como proporciona a capacidade de mapear tendências para prever futuros ataques.

A gigante empresa de segurança digital, Avast, liberou uma previsão sobre as principais ameaças cibernéticas para 2019.

A Inteligência Artificial ameaça

Assim como o dfndr lab, os especialistas da Avast relatam que os “DeepAttacks”, uma nova classe de ataques que usam conteúdo gerado por Inteligência Artificial para escapar dos controles de segurança da própria Inteligência Artificial, é uma grande tendência de ameaças para 2019.

Ainda em 2018, a equipe do Laboratório de Ameaças da Avast observou muitos exemplos nos quais os pesquisadores usavam algoritmos de IA, que era usada de maneira mal intencionada para enganar humanos. Os exemplos incluem um falso vídeo do Obama criado pelo Buzzfeed, onde o presidente é visto transmitindo frases falsas de maneira convincente.

Os especialistas da Avast preveem, em 2019, aumento na implantação de DeepAttacks em tentativas de evitar a detecção humana e as defesas inteligentes.

Ameaça a IoT se torna mais refinada

Você sabe o que é IoT? Internet of Things, ou Internet das Coisas. São objetos que usamos no dia a dia que possuem conexão com a internet, a geladeira ou relógio por exemplo.

Os estudos da Avast apontam que esses dispositivos, muitas vezes, não vem com a proteção devida, seja por desconhecimento da marca fabricante ou por economia da mesma.

Cuidado com seu roteador

A Avast também relata que houve em 2018, um aumento significativo de malwares criados para atacar roteadores. Devido a sua fragilidade e significância de dados que ele compartilha, chamou a atenção dos hackers.

Ainda segundo a Avast, os ataques a roteadores tem como objetivo de roubar credenciais bancárias. Por exemplo: quando o roteador é infectado, injeta uma imagem HTML maliciosa em páginas específicas da web quando exibidas em dispositivos móveis.

Esse novo elemento pode pedir para os usuários de dispositivos móveis instalarem um novo aplicativo bancário malicioso, que irá capturar as mensagens de autenticação.

Os roteadores continuarão sendo usados como alvos de um ataque, não apenas para executar scripts maliciosos ou espionar usuários, mas também como um link intermediário para ataques em cadeia.

Tome muito cuidado com suas redes, sempre tenha uma senha de difícil acesso, as pessoas que as tiverem, que sejam poucas e de sua confiança. Mudar a senha periodicamente também é uma boa maneira para evitar invasões.

Seu dispositivo móvel corre perigo

Sabe aquelas publicidades inconvenientes em alguns aplicativos de celular que te levam para outro site ou faz o download de um outro aplicativo que você não quer? Então, são maneiras de invadir a segurança de dispositivos móveis. Relatórios da Avast confirmam ser mais uma tendência para 2019.

Um bom antivírus que também proteja contra malware, é de suma importância para que seu dispositivo móvel ou até computador esteja sempre bloqueando esses acessos inoportunos.

Conclusão

Pudemos ver que diferentes plataformas são alvos de ataques cada vez mais aperfeiçoados e isso requer nossa total atenção. Tanto os dispositivos móveis (celulares), como os desktops e notebooks, e agora qualquer tipo de dispositivo usado no dia a dia (IoT) são alvos de ataques cibernéticos e cada um possui uma maneira de ser prevenido.

Portanto, acione suas defesas e fique atento às tendências de ataques cibernéticos neste 2019. A Avast e o dfndr lab são empresas de altíssima credibilidade e lançam esses relatórios anualmente, procure ficar atento em como evitar ataques e mitigar as ameaças.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *