Validade jurídica para documentos digitalizados e cuidados necessários com a sua assinatura digital

validade jurídica

A validade jurídica de documentos digitalizados já gerou diversos questionamentos, mas é um assunto muito pertinente, principalmente para quem é da área jurídica.

Hoje não há discordância sobre a validade jurídica do documento original.

Por isso, neste post, vamos discorrer sobre o tema para que você não tenha dúvidas se o documento que tem origem no papel e é digitalizado, tem validade jurídica ou não, e para que tenha, o que é preciso fazer para validá-lo.

Atenção
Apesar deste artigo se basear em leis brasileiras, essas mesmas leis são interpretáveis pelos juízes e é sempre bom consultar um advogado para ter respaldo jurídico.

O início da validação jurídica para documentos digitalizados

O Brasil acompanhando as tendências de digitalização de documentos, criou em 2001 a ICP- Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Uma cadeia hierárquica de confiança que possibilita a emissão de certificados digitais para a identificação de pessoas físicas e jurídicas em meio eletrônico.

A criação dessa infraestrutura, por meio da Medida Provisória nº 2.200/2001, reforçou ainda mais a validade de documentos e operações realizadas em ambientes virtuais.

Porém, para que a validação de documentos digitais seja possível, a utilização de certificados e assinaturas digitais para a identificação do usuário é imprescindível. Afinal, estes são os elementos responsáveis por garantir toda a regularidade e credibilidade do processo.

A Medida que respalda a validade jurídica para documentos digitalizados

A Medida Provisória 2.200 que passou a vigorar em 2001, foi um marco importante para a gestão de documentos eletrônicos e tratou de maneira clara esse assunto.

Através dessa medida, entende-se que a validade jurídica de um documento digital não é a mesma de um documento impresso que foi escaneado, assinado a mão e/ou autenticado em cartório. Ou seja, o que foi digitalizado e recebeu assinatura digital, não possui validade jurídica.

Quanto ao quesito validade jurídica para documentos digitais, que foram criados em ambientes digitais, é importante destacar que, quando assinados por meio de um certificado digital – regulado pelo ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) – recebem uma série de atributos e garantias importantes, como comprovação de autenticidade e irrefutabilidade, que os certifica a mesma validade jurídica.

A evolução da validade jurídica de documentos digitais e o descarte de documentos físicos

O uso de documentos digitais aumentou exponencialmente, o que exigiu uma maior atenção para a regulamentação desse novo tipo de documentação.

E um passo importante nesse processo foi o Decreto N°10.278, de 18 de março de 2020.

Nele é possível conferir quais sãos as condições determinantes em um processo de digitalização, para que um documento digital passe a ter a mesma validade jurídica do que o documento original.

O decreto também determina que após ser digitalizado (seguindo as diretrizes determinadas) o documento físico pode até ser descartado, a não ser que ele apresente conteúdo de valor histórico.

Você sabe o que é e como funciona a assinatura digital?

Uma das condições para consolidar a validade jurídica dos documentos digitais é assinatura digital e vale a pena entender um pouco mais sobre ela.

A Assinatura digital funciona da mesma forma que uma assinatura convencional, ela valida o documento assinado. Essa garantia digital é a maneira de identificar e certificar que o emissor de um determinado documento é quem ele diz ser. Já falamos anteriormente em outro post no blog como funciona a assinatura digital e as melhores ferramentas para evitar as fraudes e manter a segurança das informações da sua empresa.

A assinatura digital é essencial para a validação jurídica do documento. Foto: Reprodução

A assinatura digital é essencial para a validação jurídica do documento. Foto: Reprodução

Quais são os cuidados necessários com sua assinatura digital?

1. Não utilize computadores compartilhados

Se mais de uma pessoa tem acesso à mesma máquina onde a chave de criptografia de uma assinatura digital está armazenada, o processo de autenticação deixa de ser seguro.

Na realidade, é recomendado que a chave seja utilizada apenas em um computador pessoal, sem acessos múltiplos.

Caso uma pessoa não confiável tenha ao seu desktop ou notebook, ela poderá copiar a chave e levá-la em um pendrive a qualquer momento.

2. Escolher uma senha segura

Como a validade jurídica dos documentos digitais é confirmada por meio de login e senha, é muito importante que esses dados estejam seguros.

Para isso, é fundamental definir uma senha que não seja de fácil dedução. Isso vale para senhas de banco, usuários profissionais e qualquer acesso online.

3. Investir em segurança digital

Se você utiliza sua chave de criptografia nos computadores da sua empresa, tem ainda mais motivos para investir em proteção de dados e na gestão de documentos digitais.

Frequentemente, sistemas de empresas são invadidos por hackers que roubam dados e provocam muitos prejuízos. Inclusive a empresa SonicWall criou um relatório sobre o aumento de ataques cibernéticos no Brasil, e São Paulo é o estado mais visado com mais de 3 milhões de violações. Então é muito importante que os dados da sua empresa estejam devidamente protegidos. Por isso é tão importante investir na área de segurança digital.

Portanto, para que seu documento digitalizado tenha validade jurídica, é necessário que a sua empresa tenha certificado digital registrada na ICP Brasil, como falamos anteriormente.

Conclusão

Para consolidar a validade jurídica dos seus documentos digitalizados e proteger as informações da sua empresa, é importante ter assinatura digital e assim identificar cada emissor de determinado documento.

Ainda assim, são necessário alguns cuidados para que sua empresa não seja alvo de ataques cibernéticos ou hackers, entre eles: não compartilhar o computador onde sua chave criptografada (que possui sua assinatura digital) com ninguém, limitar os acessos.

A escolha de uma senha segura também é importantíssima.

E por último, mas não menos importante, você deve investir em segurança digital. Devido ao grande número de ataques cibernéticos e para que não tenha os dados da sua empresa vazados por toda a internet, os recursos de segurança digital são fundamentais para evitar a perda de dados importantes e/ou sigilosos.

Você também vai gostar de ler:

  1. ADRIANO MARCIO OLIVEIRA disse:

    Muitas pessoas não tem certificado digital. Especialmente as carentes deixariam de ser representadas. UMA SOLUÇÃO SERIA A RATIFICAÇÃO EM AUDIÊNCIA. MESMO NA VIRTUAL APRESENTANDO A ORIGINAL OU PARA COMPARECIMENTO EM CARTORIO NO FÓRUM PARA SER CERTIFICADA SUA AUTENTICIDADE.

  2. Priscilla disse:

    E o DECRETO Nº 10.278, DE 18 DE MARÇO DE 2020 não valida os documentos escaneados?

  3. William Brozio disse:

    Um documento original, autenticado em cartório e na sequência digitalizado, tem validade jurídica?

  4. Everton Diego disse:

    Tenho uma dúvida,
    Em Digitalização com entes públicos:

    O documento após ser digitalizado, deve ser assinado com cerificado digital de minha empresa ou do emissor do arquivo físico?

    • Pâmela Carvalho disse:

      Oi Everton, tudo bem? Isso vai depender da legislação em vigor sobre o documento específico. Na dúvida, é melhor consultar um advogado!