Internet das Coisas: IoT e sua presença na vida dos usuários!

Você sabe o que é a Internet das Coisas (IoT)? Em meados de 2014 nós trouxemos um texto falando a respeito deste tema e como a Internet das Coisas mudaria o nosso dia a dia, para sempre! Aliás, você pode acessar este conteúdo clicando no link.

Mas, agora depois de 10 anos deste conteúdo, o que mudou e o que realmente se confirmou sobre a Internet das Coisas? Vamos falar mais a respeito no artigo de hoje! Então, fique conosco até o final e confira mais em seguida.

a internet das coisas como mundo mudou nos últimos 10 anos

Antes de mais nada, se você está precisando atualizar os equipamentos da sua empresa, confira nosso site acessando através do link e veja nosso catálogo de scanners profissionais, projetores e telas interativas.

Como foi criada a Internet das Coisas?

Kevin Ashton, britânico e pioneiro tecnológico, criou o termo que conhecemos como a Internet das Coisas (IoT, em inglês, Internet of Things ) após criar um sistema de sensores omnipresentes que conectava o mundo físico a internet. Ou seja, conectava os dispositivos a rede de computadores.

Qual o conceito de Internet das Coisas?

O conceito de Internet das Coisas era, desde o início, criar um sistema único conectado a internet, capaz de registrar bens utilizando um sistema de numeração único. Ou seja, o código do produto.

Entretanto, com o avanço tecnológico, este conceito foi se aprimorando, e o que era para servir apenas de registro para produtos e bens, se tornou um elo entre o físico e o digital, conectado aparelhos eletrônicos e usuários.

Afinal, a Internet das Coisas nos tornou capazes de conectar eletrodomésticos, meios de transporte, roupas, maçanetas, scanners, impressoras, relógios, à rede mundial de computadores.

Quais são as vantagens e desvantagens da Internet das Coisas?

Agora que você já sabe como foi criada e qual o conceito por trás da Internet das Coisas (IoT), chegou a hora de entender um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens por trás disso tudo. Então, confira em seguida:

Vantagens

Em primeiro lugar, falaremos sobre as vantagens que a Internet das Coisas possibilita ao usuário:

  • Redução do esforço humano;
  • Uso eficiente de recursos naturais;
  • Redução de custos;
  • Automatização de tarefas;
  • Análise e monitoramento de dados melhorados;
  • Aumenta a produtividade e a eficiência;
  • Maior possibilidade de inovação e desenvolvimento de novos produtos;
  • Maior agilidade e praticidade no acesso a informações.

Desvantagens

Em contrapartida, as principais desvantagens da Internet das Coisas são:

  • Risco com a segurança das informações;
  • Aumento dos riscos de invasão de privacidade e de segurança cibernética;
  • Risco considerável na exposição e violação de dados;
  • Dependência tecnológica;
  • Aumento no impacto ambiental, causado pelo lixo eletrônico;
  • Baixo desempenho de dispositivos;
  • Custos constantes com novas tecnologias.

DEPENCENDIA TECNOLOGICA IOT NETSCAN DIGITAL

3 Exemplos do uso da Internet das Coisas na vida do usuário

  • Wearable: os aparelhos “vestíveis” são aqueles acessórios inteligentes que usamos no corpo. Além disso, servem para analisarmos coisas como batimentos cardíacos, quantidade de passos dados em um determinado período, receber e enviar mensagens e comunicados, ouvir músicas, entre outros. Dentre os mais famosos aparelhos estão o Apple Watch, Samsung Galaxy Watch, fones de ouvido e os Óculos VR.

  • Casa inteligente: a casa inteligente é uma das aplicações mais populares quando falamos em Internet das Coisas. Afinal, existem diversos dispositivos capazes de se conectar a rede e operar ou controlar outros dispositivos como Smart TVs, geladeiras, fechaduras inteligentes, Alexa e Amazon Echo.

  • Carros conectados: hoje é muito comum ver anúncios de veículos capazes de se conectar a internet. Aliás, este tipo de veículo pode se conectar e compartilhar a rede com outras pessoas. Além disso, existem diversos modelos que não utilizam mais as chaves para serem abertos ou ligados, utilizando de dispositivos token ou até mesmo da digital de seus usuários.

O Dilema das Redes e a Internet das Coisas

Se você ainda não teve a oportunidade de assistir o documentário da Netflix: O Dilema das Redes, recomendamos que você assista e reflita um pouco mais sobre o assunto. Afinal, as Redes Sociais estão altamente conectadas com o usuário, que por sua vez está totalmente conectado a rede por meio de seus aparelhos.

No documentário é possível entender como as redes sociais podem ter um impacto devastador no cotidiano do usuário e modificar o que ele entende por democracia e humanidade.

Além disso, a abordagem a cerca de Fake News e hábitos de consumo e usabilidade mostram o quão frágeis somos quando utilizamos desenfreadamente as redes sociais e até mesmo sites que encontramos no Google, por exemplo.

Mas, o que isso tem a ver com a Internet das Coisas?

Primeiramente, a Internet das Coisas promove a conexão entre aparelhos e a rede global de computadores. Mas, e se estes aparelhos passarem a nos utilizar como um meio para o fim?

Como assim? Você deve estar se perguntando! Antes de mais nada, imagine o seguinte cenário: seu smartphone está em modo de descanso, repousando e esperando até ser utilizado por você.

Neste meio tempo, você e seus familiares começam a debater a respeito do seu prato favorito de comida próximos a ele. Então, é aqui que as coisas começam a acontecer.

Ao abrir o seu aparelho e navegar por suas redes sociais, você começa a se deparar com diversos anúncios sobre restaurantes próximos de você especializados no seu prato favorito. Seu smart watch passa a receber e-mails com cupons de desconto para utilizar nesses restaurantes.

E, por incrível que pareça, sua smart tv passa a recomendar canais gastronômicos no Youtube, e adivinha o que está passando na tela? Isso mesmo, uma receita especial do seu prato favorito!

Então, consegue entender como estes pontos estão conectados agora? Tenho certeza de que você se lembrou de algum momento em que algo deste tipo aconteceu com você, certo?

Pois bem, seus aparelhos estão conectados a rede e podem muito bem sugerir lugares a visitar e produtos a consumir por meio da sua Machine Learning (aprendizado de máquina), que analisa e utiliza dos seus hábitos de utilização para sugerir opções que no final farão com que você tome alguma ação de compra.

E é aqui que você precisa entender como os seus aparelhos podem se tornar um meio para que você realize compras por impulso. Afinal, eles sabem como incentivar você por meio dos estímulos e hábitos de consumo que você os alimentou.

guia completo de digitalização de documentos netscan digital

Guia completo de digitalização de documentos

Agora que você já sabe mais sobre a Internet das Coisas, que tal aproveitar e entender um pouco mais sobre Digitalização de Documentos? Afinal, por meio de seus aparelhos você pode cuidar e armazenar seus dados de forma mais segura e organizada.

Então, primeiramente, clique no card e baixe agora mesmo e TOTALMENTE GRÁTIS um guia para te ajudar com a digitalização de documentos! Onde você irá receber dicas e orientações sobre classificação e organização dos documentos.

Bem como verificar quais os principais tipos de scanners para poder digitalizar os seus documentos.  Aliás, se você ainda não conhece ou não possui o seu próprio scanner profissional, clique no link e visite o nosso catálogo de scanners profissionais, diretamente no nosso site.

Já acabou? 😢

Por hoje é só! Entretanto, queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *