Lado direito dominante? O Cérebro e o poder da criatividade

Existe uma suposição cultural de que o nosso cérebro é divido em dois lados, direito e esquerdo, e que cada lado corresponde a um determinado conjunto de habilidades, sejam elas lógicas ou criativas.

Em nosso blog você pode entender mais, e de forma mais abrangente, sobre este tema! Basta acessar o artigo: Os dois lados do Cérebro: Lógica x Criatividade.

Porém, no artigo de hoje, vamos comentar um pouco mais sobre o que muitos acreditam ser o lado dominante e que está integralmente ligado a criatividade. Além disso, vamos debater como a criatividade pode te ajudar em situações do seu cotidiano.

o que significa ter o lado direito do cérebro como dominante? Criatividade vs Lógica

Antes de mais nada, se você está à procura de equipamentos para dinamizar ainda mais suas atividades profissionais, confira nosso site e veja nossos catálogos de Scanners Profissionais, Projetores e Telas Interativas, clique no link.

A Teoria de Roger Sperry

Não poderíamos deixar de mencionar neste artigo a teoria que deu origem a essa suposição cultural, afinal, Roger Sperry popularizou esse tema após ganhar o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1981, propondo a divisão cerebral em hemisférios e funções.

De acordo com Sperry, os lados do cérebro estariam divididos entre funções lógicas e criativas, sendo o lado esquerdo responsável pela tomada de decisões racionais e o direito pelas escolhas emocionais.

Porém, a Teoria foi descartada anos mais tarde, já que diversas pesquisas afirmaram que era possível o individuo manter atividades lógicas e criativas, mesmo que se tivesse um dos hemisférios danificados ou retirado.

Aliás, outras pesquisas mostraram que existe sim uma maior atividade nos hemisférios do cérebro para determinadas funções, mas que os dois lados trabalham em conjunto para executar essas tarefas.

Por que algumas pessoas acreditam ter o lado direito do cérebro dominante?

Em primeiro lugar, é normal que as pessoas acreditem ter mais ou menos funções ligadas aos lados do cérebro.

Isso porque diversos estudos mostram que o cérebro tem maiores atividade em certas regiões do que em outras para executar tarefas específicas.

A comunicação, por exemplo, está mais ligada ao lado direito do que ao lado esquerdo, mas isso nada tem a ver com a dominância de um lado para com o outro, e sim porque o nosso cérebro executa ações em ambos os lados e neste caso utiliza mais do direito do que do esquerdo.

Isso quer dizer que se eu perder o lado direito irei parar de falar? A resposta é simples: NÃO! Afinal, existem estudos que demostram que pessoas que perderam parte do cérebro continuam seguindo suas vidas normalmente, inclusive executando atividades cotidianas.

O caso de Eduardo Leite Duarte

Em 2012, o operário carioca Eduardo Leite Duarte teve parte do seu cérebro prejudicado por um acidente em que um vergalhão atravessou sua cabeça. E hoje, mais de dez anos depois do acidente, Eduardo ainda é tema de estudos científicos sobre lesões no cérebro.

Apesar do acidente sofrido por Eduardo ter sido considerado grave, e ele ter perdido cerca de 11% de massa encefálica.

O carioca alega que tem somente algumas dificuldades na hora de realizar tarefas que exijam muito dos dois lados do seu cérebro simultaneamente, além disso ele segue normalmente sua vida.

Inclusive, Eduardo passou a tomar remédios contínuos para o controle de convulsões que servem apenas para evitar crises, já que meses após o acidente passou a apresentá-las.

O Cérebro e o poder da criatividade

Não podemos falar deste tema, sem mencionar o Dr. Roger Beaty, especialista em neurociência cognitiva pela Universidade Harvard, que estuda a psicologia e neurociência da criatividade.

Em seus estudos, Roger, foi capaz de descobrir quais zonas do cérebro se relacionam mais com a criatividade. Além disso, o estudo conferiu o comportamento das distintas redes neurais de cerca de 163 pessoas, por meio de ressonâncias magnéticas funcionais, técnica que permite obter imagens das atividades em múltiplas áreas do cérebro.

Beaty identificou que o pensamento criativo, ou a criatividade, ocorre sobretudo no interior de três redes neurais: rede de modo padrão: responsável pela geração de ideias; rede de controle executivo, que é ativada para a tomada de decisões; e a rede de saliência, que utiliza o discernimento entre ideias relevantes e serve para fazer a ponte entre a primeira e a segunda rede.

Segundo o estudo, essas redes não funcionam simultaneamente, mas a pesquisa ainda sugere que pessoas criativas têm maior habilidade em coativar redes neurais que costumam trabalhar separadamente.

Ou seja, uma pessoa criativa ativa em si essas três redes simultaneamente o que a faz ter ideias e pensamentos muito mais criativos.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43148020

Por que ser mais criativo pode te tornar uma pessoa mais produtiva?

Como a criatividade pode impactar o meu dia a dia?

Usar a criatividade durante o seu cotidiano pode te ajudar a resolver problemas de formas diferentes!

Ou seja, pensar de maneira criativa pode te ajudar a descobrir novas maneiras de agir, falar e até mesmo resolver enigmas!

Afinal, a criatividade ativa no ser humano o pensamento criativo que pode ser usado em diversas áreas de atuação.

O que pode ser o divisor de águas entre você e todos os outros ao seu redor. Afinal, uma pessoa criativa consegue ser mais produtiva, isso porque ela consegue enxergar formas diferentes de fazer a mesma coisa e resolver problemas distintos.

E para o nosso bem, a criatividade pode ser estimulada através de alguns exercícios simples, tais como:

  • Ser curioso, perguntar e pesquisar mais;
  • Explorar novas ideias a perspectivas sobre um mesmo assunto;
  • Se desafiar a resolver questões de forma criativa;
  • Descansar e relaxar para recarregar suas energias;
  • Se conectar com pessoas diferentes;
  • Praticar atividades diferentes;
  • Acreditar em você e em suas próprias habilidades criativas.

Em conclusão a este artigo, entender que não existe dominância entre os lados do cérebro e que a criatividade é uma habilidade poderosa para te ajudar a resolver questões diárias com perspectivas diferentes é importantíssimo para que você se torne uma pessoa, ou profissional, cada vez mais produtivo.

Afinal, ao utilizar a criatividade em benefício próprio você será capaz de criar mais, pensar mais e idealizar coisas que nunca havia imaginado. Comece agora a exercitar mais o seu lado criativo e conte para gente nos comentários em que áreas você acredita que a criatividade poder te ajudar mais?

Não esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas especiais em scanners profissionais, é rápido, prático e você só precisa clicar no card abaixo!

Scanners profissionais Netscan Digital

Já acabou? 😢

Chegamos ao fim de mais um conteúdo do nosso blog, e se você gostou já sabe, compartilhe com seus contatos e leia nossos outros artigos.

Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui! Inclusive, acesse nosso canal do Youtube.

Nos vemos no próximo artigo, até mais!

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *