Erros comuns na digitalização de documentos e como evitá-los
Ano após ano, a digitalização de documentos é uma realidade para muitas empresas! Além disso, é uma obrigação de algumas áreas como saúde, jurídica e governo.
Assim como todo processo, requer atenção, planejamento e também está passivo a erros! No artigo de hoje você verá quais os erros mais comuns na digitalização de documentos e como evitá-los. Então, fique conosco até o final e saiba mais em seguida!

Sua empresa está precisando atualizar os equipamentos do escritório e criar um ambiente de alta produtividade, que seja capaz de suportar as demandas de digitalização, apresentações e reuniões corporativas? Acesse agora mesmo nosso site e confira nossos produtos, clique no link!
Veja também:
- Top 3 Scanners Profissionais Custo x Benefício
- Qual o melhor scanner para cartórios?
- 7 maneiras de proteger seus documentos
1. Falta de organização antes da digitalização
Primeiramente, um dos principais erros cometidos na hora de digitalizar documentos é a falta de organização antes da digitalização. Ou seja, a falta de preparado dos papéis retirando grampos e clipes, da separação dos documentos ou até mesmo da ordem de digitalização.
Aqui no nosso blog nós temos um artigo que fala sobre 5 dicas para deixar o processo de digitalização de documentos mais eficiente, onde abordamos essa questão mais a fundo, clique no link caso queira ler.
Mas, em meias palavras, criar um cronograma de organização antes da digitalização de documentos pode te ajudar a ser mais prático e eficiente nesta tarefa! Comece organizando os documentos por tipo e grau de importância, separe aqueles que serão digitalizados coloridos dos que serão em tons de cinza. Além disso, nunca esqueça de retirar grampos e clipes dos papéis! Isso pode salvar o seu scanner.
2. Falhas no armazenamento
Outro erro comum na digitalização de documentos está diretamente relacionado com o armazenamento dos arquivos digitais. Apesar de parecer óbvio, escolher bem o local que irá salvar seus arquivos pode fazer total diferença na hora de digitalizar os documentos.
Isso porque o armazenamento correto te garante um acesso mais rápido as informações e um compartilhamento mais seguro dos dados. Sem dúvidas, o uso de softwares de gerenciamento de documentos pode ser o seu salvador nessa questão.
3. Escolha do equipamento errado ao digitalizar
Por fim, mas não menos importante, um dos erros mais comuns ao digitalizar documentos é a escolha do equipamento correto para realizar a tarefa. Além disso, por mais prático que seja utilizar o smartphone ou a impressora multifuncional, o equipamento ideal, pensado e construído para essa tarefa, é o scanner profissional.
Aliás, um scanner profissional consegue ser até 40% mais rápido que uma impressora multifuncional, e produz muito mais em menos tempo também. Em comparação com um smartphone, a produtividade do scanner e a qualidade do arquivo gerado devem ser levadas em consideração.
Isso porque o scanner consegue digitalizar lotes inteiros de uma só vez e o arquivo gerado tem uma alta qualidade, sem necessariamente carregar o peso deste arquivo desnecessariamente.
Onde comprar o seu scanner profissional?
A Netscan Digital é revenda oficial das principais marcas de scanners profissionais do mercado! No nosso site você encontra equipamentos que podem ajudar você a digitalizar documentos das mais variadas demandas, da pequena onde seu volume não passa de 100 digitalizações por dia, até mesmo demandas mais robustas onde o volume de digitalização ultrapassa 100 mil documentos.

Já acabou? 😢
Por hoje é só! Entretanto, queremos saber a sua opinião sobre este assunto, então comente abaixo o que achou.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o blog e acesse nosso site para conhecer nossas ofertas de scanners, consumíveis e acessórios. Clique aqui.
Nos siga em nossas redes sociais clicando aqui!
Nos vemos no próximo artigo, até mais!
Deixe seu comentário
Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *